As transformações estéticas que levaram ao romantismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.11.1-5

Palavras-chave:

Classicismo, Arte, Gênio, Razão, Sentimento.

Resumo

No final do século XVIII mudanças sociais e econômicas ocasionaram uma série de transformações na cultura ocidental.  Acontecimentos marcantes, tais como a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, criaram um ambiente social muito diferente daquele vivido até então.  Literatura, Teatro, Artes Plásticas tiveram que buscar novas formas de expressão para retratar a classe social que naquele momento histórico tornava-se hegemônica: a Burguesia.  Por isso a Cultura sofre abalos profundos que geram uma nova concepção do Homem, do Belo, da Vida, iniciando um processo de renovação nas artes que irá se estender pelos séculos XIX e XX.  O autor, especialista em história intelectual, procura mostrar ao longo de seu ensaio quais foram as ideias fundamentais que orientaram a transformação estética conhecida pelo nome de Romantismo.

Biografia do Autor

Ivan Leski, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e CIências Humanas, São Paulo-Brasil

Pós doutorando em filologia românica no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Áreas de interesse acadêmico são cultura romântica, o período helenístico e o império romano tardio.

Referências

Apollonio, Carla. 1958. Romantico: storia e fortuna di una parola. Firenze: G. C. Sansoni Editore.

Cassirer, Ernest. 1994. A Filosofia do Iluminismo. Campinas. Editora da Unicamp (2ª edição).

Claudon, Francis. 1986. “A Literatura” in Francis Claudon (org.). Enciclopédia do Romantismo. Lisboa: Verbo;

_____,_____. 1986/2. “O Romantismo” in Francis Claudon (org.). Encilopédia do Romantismo.

Diderot, Denis. 1986. Discurso sobre a Poesia Dramática; tradução, apresentação e notas de L. F. Franklin de Matos. São Paulo: Editora Brasiliense.

Felicio, Vera Lúcia. 1999. “A Razão Clássica” in J. Guinsburg (org.). O Classicismo. São Paulo: Editora Perspectiva.

Flora, Francesco. 1950. Storia della Letteratura Italiana – L”Ottocento. Milano: Arnoldo Mondadori Editore.

Gay, Peter. 1990. A Experiência Burguesa da Rainha Vitória a Freud, volume 2, A Paixão Terna. São Paulo: Companhia das Letras.

_____,_____. 1999. A Experiência Burguesa da Rainha Vitória a Freud, volume 4, O Coração Desvelado. São Paulo: Companhia das Letras.

Guimarães, Bernardo. 1975. O Ermitão de Muquém: História da Fundação da Romaria de Muquém na Província de Goiás. São Paulo: McGrow-Hill do Brasil.

Hegel, Georg. 1996. Curso de Estética: o Belo na Arte; tradução de Orlando Vitorino e Álvaro Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes.

Heine, Heinrich. 1991. Contribuição à História da Religião e Filosofia na Alemanha; tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras.

Hobsbawn, Eric J.. 1997. A Era das Revoluções, Europa1789-1848. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra (10ª edição).

Hugo, Vitor. s/d. Os Miseráveis; tradução de Carlos dos Santos. São Paulo: Círculo do Livro (3 volumes).

Macchia, Giovanni. 1976. “Origini europee del Romanticismo” in Emilio Cecchi e Natalino Sapegno (org.). Storia della Letteratura Italiana, volume settimo, L’Ottocento. Milano: Aldo Garzanti Editore (ristampa).

Nunes, Benedito. 1978. “A Visão Romântico” in J. Guinsburg (org.). O Romantismo. São Paulo: Editora Perspectiva/Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

Osborne, Harold. 1978. Estética e Teoria da Arte. São Paulo: Cultrix (3ª edição).

Rosenfeld, Anatol. 1985. “Aspectos do Romantismo Alemão” in Texto/Contexto. São Paulo: Editora Perspectiva (4ª edição).

Rosenfld, Anatol e Guinsburg, J. 1978. “Romantismo e Classicismo” in J. Guinsburg (org.). O Romantismo.

_____,_____. 1978/2. “Um Encerramento” in J. Guinsburg (org.). O Romantismo.

Russell, Bertrand. 1957. História da Filosofia Ocidental, livro terceiro. São Paulo; Companhia Editora Nacional.

Sade, Donatien Alphonse François de. 1988. “A Aula” in Ciranda dos Libertinos; organização, tradução e posfácio de L. A. Contador – Borges. São Paulo: Max Limonad.

_____, _____ _____. 1998/2. “Gernando” in Ciranda dos Libertinos.

_____, _____ _____. 1998/3. “Aos Libertinos” in Ciranda dos Libertinos.

Schiller. Friedrick. 1991. Poesia Ingênua e Sentimental; tradução, apresentação e notas de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras.

Teixeira, Ivan. 1999. Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica. São Paulo: Edusp.

Tocqueville, Alexis de. 1997. O Antigo Regime e a Revolução. Brasília: Editora Universidade de Brasília (4ª edição).

Welleck, René. 1955. A History of Modern Criticism: 1750-1950, volume 1, The Later Eighteenth Century. New Haven: Yale University Press.

_____, _____. 1955/2. A History of Modern Criticism: 1750-1950, volume 2, The Romantic Age. New Haven: Yale University Press.

Zanini, Walter. 1978. “A Arte Romântica” in J. Guinsburg (org.). O Romantismo.

Guinsburg (org.). O Romantismo.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Leski, I. (2023). As transformações estéticas que levaram ao romantismo. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 11(1). https://doi.org/10.29327/210932.11.1-5