It's only rock'n'roll
um breve relato de uma revolução cultural
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.3.2-13Palavras-chave:
História. Rock and roll. Movimentos culturais. Juventude. IdentidadesResumo
Com o presente artigo objetiva-se a uma reflexão sobre o panorama das transformações sociais do pós Segunda Guerra Mundial, especialmente, focando o significativo processo de surgimento do Rock and roll como gênero musical e movimento cultural. Em um contexto de conservadorismo e “paranóia” estatal, a inquietação e o inconformismo passaram a ser a característica primordial de diferentes movimentos sociais, especialmente, em meio à juventude que, a partir de seus próprios corpos, produziram expressões estéticas e políticas de questionamento aos valores conservadores e às violências materiais e simbólicas presentes no contexto da chamada “Guerra Fria”. Novas formas de comportamento, preferências e gostos, na contracorrente da cultura dominante, instituíram transformações que percorreram os continentes, sendo incorporadas pelo mercado industrial na forma de um sentido para a condição de juventude.
Referências
Alfred Wertheimer, Elvis’56(Nova York: Collier Books,1979), p.26, Apud Friedlander (2006, pg. 72).
ANTLIFF, Allan. Anarquia e Arte: da comuna de Paris á queda do Muro de Berlin. Tradução: Lana Lim. São Paulo: Madras, 2009.
ARAÚJO, Paulo Cesar. Roberto Carlos em Detalhes. São Paulo: Planeta do Brasil, 2006.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução, Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX. São Paulo: Fundamento Educacional, 2008.
BRANDÃO, Antonio Carlos; DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos Culturais de Juventude. São Paulo: Moderna, 1990.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. São Paulo: Ed. 34, 1995.
DAUFOUY,Philippe; SARTON, Jean-Pierre. Pop Music Rock. 2. ed. Paris: Editions Champ Libre, 1981.
FERRI, René; ALICE, Maria. 40 Anos de Rock: período pré-jurássico (1955-1961). São Paulo: Ed.3, S.d.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll: uma história social. 4. ed. Rio de Janeiro: Record,2006.
GINSBERG, Allen. Uivo e outros poemas. São Paulo: L&PM, 2006.
HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
IANNI, Octtavio. A Era do Globalismo. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. 256p.
KEROUAC, Jack. On The Road (Pé na Estrada). Tradução, introdução e posfácio de Eduardo Bueno. Porto Alegre: L&PM, 2004. 384p.
KURLANSKY, Mark. 1968: o ano que abalou o mundo. Tradução de Ana Coutinho. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
LEITE, Ivana Arruda. Eu te darei o céu e outras promessas dos anos 60. São Paulo: Ed. 34.2004.
LONZA, Furio; PAULO, Milton. 40 Anos de Rock: período jurássico (1962-1980). São Paulo: Ed.34, S. d.
MAZOWER, Mark. Continente Sombrio: a europa no século XX. Tradução: Hildegard Fies. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4. ed. Brasília, DF: Musimed,1996.
MENDONÇA, Sonia. A Industrialização Brasileira. São Paulo: Moderna, 1995. (Coleção Polêmica).
MERHEB, Rodrigo. O som da revolução: uma história cultural do rock, 1965-1969. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
MORIN, Edgard. Cultura de massas no século XX: neurose. Tradução de Maura Ribeiro Sardinha. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. 208p.
PUGIALLI, Ricardo. Almanaque da Jovem Guarda. São Paulo: Ediouro, 2006.
REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ENHA, Celeste. O século XX. Volume 3. O tempo das dúvidas: do declínio das utopias ás globalizações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SCHILLING, Voltaire. América: a história e as contradições do império. Porto Alegre: L&PM,2 004. 288p.
SEVCENKO. Nicolau. Literatura como missão. [S.N.T.].
ZAPPA, Regina. 1953 -1968: eles só queriam mudar o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.