QUANDO O CORPO FALA: UMA ANÁLISE DA NUDEZ NA MONTAGEM BRASILEIRA DA PEÇA HAIR.

Autores

  • Eduardo Luiz Baccarin-Costa

Palavras-chave:

Análise do Discurso francesa. Corpo e nudez. Hair

Resumo

RESUMO: A Análise do Discurso de linha francesa influenciou diretamente a AD brasileira no sentido de que os “não ditos” enunciam tanto a ideologia quanto os textos propriamente ditos. O corpo e a nudez são alguns destes suportes discursivos que se tornaram mais evidenciados a partir dos anos 1960-1970 com os movimentos sociais, políticos e contestadores, como o movimento Hippie, por exemplo, que teve na peça Hair sua maior manifestação artística. Barthes (2001) e Foucault (1999) são alguns dos filósofos franceses que estudaram esta nova materialidade discursiva. Assim,  o presente trabalho, recorte da nossa monografia, pretende analisar sucintamente como o corpo e a nudez na montagem brasileira da peça teatral Hair, de James Rado, Gerome Ragni e Galt MacDermot redimensionou os conceitos de Biopoder de Foucault e corroborou a desconstrução do mito barthesiano, fazendo resistência à Ditadura.

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Publicado

2018-07-27

Como Citar

Baccarin-Costa, E. L. (2018). QUANDO O CORPO FALA: UMA ANÁLISE DA NUDEZ NA MONTAGEM BRASILEIRA DA PEÇA HAIR. Anthesis, 6(11), 91–101. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/1911

Edição

Seção

Artigos