Atividade didático-pedagógica envolvendo instrumentalização de produção textual em material do SAEB

Autores

  • Josiane dos Anjos Guimarães Silva UESB
  • Rosana Ferreira Alves UESB

Resumo

Dentro do quadro teórico da Linguística Aplicada e pautando-se nos pressupostos metodológicos da Pesquisa Etnográfica, o presente trabalho traz os resultados da análise de produções textuais de discentes do Ensino Fundamental. Como objeto de análise, será considerado o material didático-pedagógico do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Em termos mais precisos, busca-se relatar a importância do trabalho com o Descritor 08 da Matriz de Referência para a instrumentalização da produção textual. Em se tratando de objetivos específicos, procura-se responder questões que estabeleçam relações entre a tese e os argumentos de um texto, revelando hipóteses: (I) o discente amplia seus conhecimentos acerca do tema; (II) atribui sentido às informações; (III) apropria-se das ideias, (IV) constrói seus argumentos e, assim; (V) passa a compor produções discursivas contextualizadas. Para a fundamentação de categoria de análise, servirão de referência Citelli (1994), Koch (2002) e Cavalcante (2014).

 

Biografia do Autor

Rosana Ferreira Alves, UESB

Doutora em Linguística pela UNICAMP. Professora de Linguística da UESB- DCHL.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: Gerenciando Razão e Emoção. 11. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

ANTUNES, Irandé. Lutar com as palavras: Coesão e Coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BECKER, Fernanda da Rosa. Avaliação Educacional em larga escala: a experiência brasileira. In: Revista Ibero-americana de Educação, nº 53/1. Disponível em http://www.rieoei.org/deloslectores/3684Becker.pdf. Acesso em: 01 de mar. 2014.

BEZERRA, Mª Auxiliadora. Ensino de Língua Portuguesa e contextos teórico-metodológicos. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R. BEZERRA, M. A. (orgs.) Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2010, p. 39-49.

BONAMINO, A de C; FRANCO, C. Avaliação e Política Educacional: processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n° 108, p.101-132, Nov.1999.ALÍCIA BONAMINO.FRANC, Creso; ALVES , Departamento de Educação – PUC-RJ. Disponível em: <http://www.seade.gov.br>; . Último acesso em 22 dez 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil: Ensino Fundamental: Matrizes de Referência, Tópicos e Descritores. Brasília: MEC, SAEB; INEP, 2008.

CAVALCANTE, Mônica M. Os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2014.

CITELLI, Adilson. O Texto Argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994.

KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e Linguagem. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

__________________. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

_________________; ELIAS, V. M. Ler e Compreender os Sentidos do Texto. São Paulo: Contexto, 2010.

_________________; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2015.

REES, D. K.& MELLO, H. A. B. de. A investigação etnográfica na sala de aula de Segunda Língua/Língua Estrangeira. In: Cadernos do IL. Porto Alegre, n.º 42, junho de 2011.

YUNES, Eliana. Dados para uma história da leitura e da escrita. In: YUNES, Eliana. (Org.) Pensar a leitura: complexidade. São Paulo: Edições Loyola, 2002. p. 52-59.

Downloads

Publicado

2016-05-05

Edição

Seção

Artigos