Atividade didático-pedagógica envolvendo instrumentalização de produção textual em material do SAEB

Autores

  • Josiane dos Anjos Guimarães Silva UESB
  • Rosana Ferreira Alves UESB

Resumo

Dentro do quadro teórico da Linguística Aplicada e pautando-se nos pressupostos metodológicos da Pesquisa Etnográfica, o presente trabalho traz os resultados da análise de produções textuais de discentes do Ensino Fundamental. Como objeto de análise, será considerado o material didático-pedagógico do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Em termos mais precisos, busca-se relatar a importância do trabalho com o Descritor 08 da Matriz de Referência para a instrumentalização da produção textual. Em se tratando de objetivos específicos, procura-se responder questões que estabeleçam relações entre a tese e os argumentos de um texto, revelando hipóteses: (I) o discente amplia seus conhecimentos acerca do tema; (II) atribui sentido às informações; (III) apropria-se das ideias, (IV) constrói seus argumentos e, assim; (V) passa a compor produções discursivas contextualizadas. Para a fundamentação de categoria de análise, servirão de referência Citelli (1994), Koch (2002) e Cavalcante (2014).

 

Biografia do Autor

Rosana Ferreira Alves, UESB

Doutora em Linguística pela UNICAMP. Professora de Linguística da UESB- DCHL.

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Publicado

2016-05-05

Como Citar

Silva, J. dos A. G., & Alves, R. F. (2016). Atividade didático-pedagógica envolvendo instrumentalização de produção textual em material do SAEB. Anthesis, 4(8), 46–63. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/471

Edição

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Artigos