Atividade didático-pedagógica envolvendo instrumentalização de produção textual em material do SAEB
Abstract
Dentro do quadro teórico da Linguística Aplicada e pautando-se nos pressupostos metodológicos da Pesquisa Etnográfica, o presente trabalho traz os resultados da análise de produções textuais de discentes do Ensino Fundamental. Como objeto de análise, será considerado o material didático-pedagógico do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Em termos mais precisos, busca-se relatar a importância do trabalho com o Descritor 08 da Matriz de Referência para a instrumentalização da produção textual. Em se tratando de objetivos específicos, procura-se responder questões que estabeleçam relações entre a tese e os argumentos de um texto, revelando hipóteses: (I) o discente amplia seus conhecimentos acerca do tema; (II) atribui sentido às informações; (III) apropria-se das ideias, (IV) constrói seus argumentos e, assim; (V) passa a compor produções discursivas contextualizadas. Para a fundamentação de categoria de análise, servirão de referência Citelli (1994), Koch (2002) e Cavalcante (2014).
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