A FILOSOFIA DA LINGUAGEM E A PALAVRA (FALADA, ESCRITA E DIGITALIZADA)

um olhar reflexivo sobre Ensino, Comunicação e Construção de Sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-3

Palavras-chave:

linguagem, escrita, gêneros discursivos, redes sociais, filosofia da linguagem

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a Filosofia da Linguagem dentro do processo histórico-cultural da evolução da escrita, da palavra e da fala, articulando as contribuições teóricas de autores como Sylvain Auroux (2005), Mikhail Bakhtin (2011), Roxane Rojo (2005), Vilson Leffa Rojo (2005), e Marcelo Buzato (2016). A partir das leituras e discussões desenvolvidas na disciplina "Práticas de Linguagens e Ensino” no mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre, buscou-se compreender como a linguagem se manifesta nas práticas sociais contemporâneas, em especial nas redes sociais digitais. O estudo foi realizado com base em análise bibliográfica, fichamentos e discussões realizadas em sala de aula. Destacam-se temas como o signo linguístico, os gêneros discursivos, os impactos da tecnologia sobre a linguagem e as formas de expressão cultural nas plataformas digitais. Como encaminhamento futuro, propõe-se uma investigação sobre o uso das redes sociais por jovens afrodescendentes como espaços de afirmação identitária e cultural.

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Biografia do Autor

Robson de Souza Siqueira, Universidade Federal do Acre

Mestrando do Programa em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul/Acre.

Maria Souza da Rocha, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Literatura de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras/Universidade de Coimbra/Portugal. Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens, pela Universidade Federal do Acre. Cruzeiro do Sul/Acre.

Naif Chalub de Araujo, Universidade Federal do Acre

Mestrando do Programa em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul/Acre

Referências

AROUJO, Vanderlei; LEFFA, Vilson J. Gêneros digitais e o ensino de línguas: práticas sociais em rede. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

AUROUX, Sylvain. A revolução tecnológica da linguagem: das origens à informática. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2005.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BUZATO, Marcelo. Tecnologias da comunicação e epistemologia: uma abordagem topológica das redes digitais. In: PAES DE BARROS, C. (org.). Linguagens e redes: práticas discursivas na cibercultura. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 21–45.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas para o ensino. In: MEDEIROS, V. A. et al. (org.). Texto e textualidade: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 2005. p. 117–140.

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Publicado

2025-08-16

Como Citar

DE SOUZA SIQUEIRA, R., Souza da Rocha, M., & Chalub de Araujo, N. (2025). A FILOSOFIA DA LINGUAGEM E A PALAVRA (FALADA, ESCRITA E DIGITALIZADA): um olhar reflexivo sobre Ensino, Comunicação e Construção de Sentidos. Anthesis, 13(1). https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-3

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