REVISITANDO O CONCEITO DE PODCAST EDUCACIONAL COMO GÊNERO DO DISCURSO
Resumo
O presente artigo tem como objetivo revisitar o conceito de podcast educacional apresentado em uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras: linguagens e identidades, da Universidade Federal do Acre, em 2010. O podcast educacional emergiu com o advento da comunicação mediada por computador diante dos avanços da Web 2.0, caracterizada pelo conteúdo compartilhado, da conexão à distância e da portabilidade remota. Com o aprimoramento das TICs, as práticas de interações orais se intensificaram e as novas experiências comunicativas reelaboraram diferentes gêneros do discurso. Em Uchôa (2010) o podcast educacional foi apresentado como um gênero digital que se materializa na modalidade oral e está sendo sócio historicamente construído com padrões de organização identificáveis dentro de um contínuo tipológico com características das práticas de escrita e oralidade, com configurações perceptíveis pelo imbricamento de outros gêneros. Porém, os estudos de Araujo (2016) nos ensinam que não existem gêneros digitais. Assim, influenciado por um dos princípios da Pesquisa Narrativa, abordagem teórico-metodológica que valoriza as experiências e os sentidos construídos durante os processos de revisita conceitual, releitura e reescrita, eu objetivo compor novos sentidos e conceitos a respeito da noção de gêneros apresentada em Uchôa (2010). Objetivo ainda revisitar a concepção de linguagem ou o arcabouço teórico que norteou a compreensão do podcast educacional como um gênero do discurso, além de repensar práticas de ensino pela perspectiva da modelização didática ou da didatização do gênero podcast, durante o planejamento e criação de atividades ou tarefas que constituem sequências didáticas, práticas educativas inerentes aos cursos de formação inicial de professores.
Palavras-chave: Tics; gêneros do discurso; podcast educacional; sequência didática; didatização.