EDUCANDO E EDUCADOR, RELACIONAMENTOS MARCADOS E ATRAVESSADOS POR PROCESSOS DIALÉTICOS DE ENSINO E APRENDIZADO

a empatia como método didático e pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-1

Palavras-chave:

Educador; Escola; Educando; Práticas Pedagógicas; Empatia; Metodologias.

Resumo

O trabalho em tela consiste em duas exposições simultâneas como tipos de ensaios. E assim, como formas de contribuições para a prática pedagógica e profissional docente. Sendo a exposição não uma discussão entre teóricos. Não, esse não é o objetivo do construto. E sim trazer à tona relatos de experiências enquanto profissional da educação escolar e de épocas remotas enquanto um ex-aluno problemático, com dificuldades de e para o aprendizado e dentre outras questões pertinentes. Desse modo, a exposição tem o objetivo de salientar a estreita relação entre Educando e Educador, que possui relacionamentos marcados e atravessados por processos dialéticos de ensino e aprendizado – e demonstrando a empatia talvez como um método didático e pedagógico. Inclusive deixar evidente que a grande maioria dos educandos e educadores fazem parte de um sistema de classes sociais de dominados, que sofrem exploração social, desigualdades, injustiças e alienações constantes. Para tanto, nos apoiamos em autores que foram e são bases da nossa formação pessoal e reflexões sobre as instituições educacionais e seus processos. Além disso, também exporemos alguns problemas sociais que se conectam, ligam ou se relacionam direta ou indiretamente com a educação brasileira de modo geral, seus processos de escolarização, metodologias, didáticas, conteúdos e relações sociais antagônicas e complexas, que são: educação, escolarização, condições socioeconômicas, etnias sociais e culturais, a problemática das palavras e nossas linguagens. Não iremos aprofundar ou discutir amplamente tais questões, mas apenas as relacionar com nossas experiências como professor e enquanto aluno, instigando reflexões. Sendo assim, é importante dizer que a obra em tela possui suas exposições baseadas e orientadas pelo materialismo histórico-dialético – no qual nos serve como instrumento de análises, reflexões, críticas e produções. Entretanto, nossas reflexões e práticas através e por meio do método materialista, histórico e dialético – não significam que possuímos certas ortodoxias em tal teoria e seu método, tais como de determinismos históricos, “fim da história,” futurismos etc. Mas, apenas comungamos que as relações sociais de e entre classes, os meios e modos de produção, suas contradições, antagonismos, as lutas de classes, os conflitos e seus processos produzem consequências no seio das sociedades. E que ainda que pareçam determinantes – elas podem ser transformadas e mudadas. Pode a empatia ser um potencial nas e das práticas, métodos e didáticas pedagógicas e docentes?

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Biografia do Autor

Marcelo Duarte, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Filosofia pelo Departamento de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho (UGF); Especializado em Ciências da Religião pelo Departamento de Pós-Graduação da Faculdade Unida; Licenciado em Pedagogia Plena com Habilitação ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, Orientação, Supervisão e Administração Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória - ES; Licenciado em Filosofia pela Universidade de Taubaté (UNITAU); Licenciado em História e Sociologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Bacharel em Filosofia pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como colaborador em diversos projetos e trabalhos realizados por Instituições sem fins lucrativos para a orientação, auxílio e inserção social de Crianças, Adolescentes e Adultos que vivem em estado de marginalização e vulnerabilidade social em Comunidades, Hospitais e Casas de detenção nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também participou de um projeto humanitário na Bolívia em 1996 e 1998, Cidade de Puerto Suarez e Santa Cruz de la Sierra, inclusive em Aldeias indígenas, onde sua perspectiva de vida, sociedade e relações sociais mudaram radicalmente. Atuou como Apresentador de um Programa de Rádio FM no Estado do Rio de Janeiro (com mais de 200 mil ouvintes por dia), Lecionou Disciplinas de Teologia em Institutos, Seminários e Faculdades de Teologia no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e atualmente Leciona Filosofia em escolas da rede Estadual e privada do Rio de Janeiro, isso como professor Docente I. E como pesquisador tem buscado entender questões sobre processos, conteúdos e estruturas educacional, a violência e sua percepção no espaço escolar, como exposto na Dissertação de Mestrado, onde o problema foi "O impacto da violência urbana na percepção de estudantes da Educação Básica;" bem como sobre a inconstitucionalidade da prática do Ensino Religioso e a violência do mesmo para com a consciência dos educandos no espaço público escolar, onde resultaram trabalhos como "O Ensino Religioso na Educação de Niterói: Facultativo ou Obrigatório, Confessional ou Plural?" e " A Introdução do Ensino Religioso na Educação Pública Brasileira e sua Filosofia," no qual são levantadas questões relacionadas a filosofia e pensamento crítico, sobretudo no que diz respeito a formação filosófica dos estudantes da rede pública. Não apenas nestes, mas em todas as produções há as considerações e críticas sobre o por que dos educandos da rede pública não possuírem certa formação que abarque mais conteúdos filosóficos e científicos, para e em sua formação plena enquanto indivíduos, sujeitos e cidadãos. Também participou-atuou simultaneamente com outras atividades como projetista de redes de telecomunicações em projetos de elaboração, expansão e na implementação de Rede de Telecomunicações no Brasil, telefonia fixa, móvel e internet para a população em geral, empresas e instituições públicas (a exemplo, como Hospitais, Universidades, Forças Armadas, Escolas etc) e privadas, tanto em rede Metálica quanto em Fibra óptica no país, pelas empresas Telemar e Embratel, especificamente no Estado Rio de Janeiro, Brasil, dos anos 2000-2012.

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Publicado

2025-08-16

Como Citar

Duarte, M. (2025). EDUCANDO E EDUCADOR, RELACIONAMENTOS MARCADOS E ATRAVESSADOS POR PROCESSOS DIALÉTICOS DE ENSINO E APRENDIZADO: a empatia como método didático e pedagógico. Anthesis, 13(1). https://doi.org/10.29327/2435693.13.1-1

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