Literatura amazonense em sala de aula

uma discussão sobre o conto “Corpo frágil”, de Cláudio Barboza

Autores

  • Maira Iana Hoerlle Secretaria de Estado de Educação do Amazonas

Palavras-chave:

Literatura, Ensino, Sociedade

Resumo

O presente artigo visa apresentar o resultado de um trabalho realizado em sala de aula com estudantes de 9º ano de uma escola estadual do interior do Amazonas. A atividade efetivou-se nas aulas de Língua Portuguesa com a leitura, análise, debate e registro escrito das ponderações sobre o conto pertencente à literatura amazonense “Corpo frágil”, de Cláudio Barboza. Durante a execução do trabalho os discentes fizeram um levantamento sobre as atitudes que consideraram ilícitas (condenadas pela lei e pela moral) ocorridas na narrativa e que atingiam a personagem principal e, em seguida, formularam hipóteses sobre os motivos e os culpados desses infortúnios. Com o desenvolvimento dessa atividade, os estudantes qualificaram-se para a participação de debates de ideias, reconhecendo a importância dos direitos humanos, das políticas afirmativas e das leis, bem como, desenvolveram a leitura, escuta e produção textual, como apregoa a BNCC.

Referências

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada no dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e prefácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.

BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. – 17ª ed. - Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Remate de Males. IEL/Revista do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP, p. 81-89, 1999. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701. Acesso em: 18 jan. 2023.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (org.). Leitura de literatura na escola. 1ed. São Paulo: Parábola, 2013, p. 99-112.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Como Citar

Hoerlle, M. I. (2024). Literatura amazonense em sala de aula: uma discussão sobre o conto “Corpo frágil”, de Cláudio Barboza. Anthesis, 10(20), 49–61. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6449

Edição

Seção

Artigos