A aplicação da noção de paradigma desenvolvida por Thomans Kuhn na construção da Ciência Jurídica

Autores

  • Giovanna Vitoria Andrade Castro da Silva Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Camila Pontes Ferreira Universidade Federal do Acre (Ufac)
  • Luciney Araújo Leitão Universidade Federal do Acre (Ufac)

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.5.2-4

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade abordar a completude e a funcionalidade da concepção de Thomas Kuhn acerca da Revolução Científica dentro da Ciência Normal e da noção de Paradigma em concordância com a construção da ciência jurídica. A análise é apresentada por meio de uma pesquisa bibliográfica que considera não só a produção de teóricos dedicados a compreender o ordenamento da História da Ciência, assim como Kuhn, mas também de juristas que discorrem sobre a definição do Direito e sua mutabilidade. Nessa perspectiva, os autores também estudam a influência da Revolução supramencionada ao longo do processo de evolução científica e como tal pode interferir na organização do Direito na sociedade, a partir da explicação dos conceitos expostos por Kuhn em sua obra A Estrutura das Revoluções Científicas (1962) e da analogia dos mesmos com o desenvolvimento do corpo jurídico social. Por fim, visa-se concluir que a deliberação a respeito da Revolução Científica se configura como modelo a ser seguido para a superação das crises enfrentadas pelo Direito, por intermédio da mudança de Paradigma, para que assim haja a garantia e a efetividade das prerrogativas jurídicas legadas à coletividade.

Biografia do Autor

Giovanna Vitoria Andrade Castro da Silva, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Graduanda do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Camila Pontes Ferreira, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Graduanda do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Luciney Araújo Leitão, Universidade Federal do Acre (Ufac)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Acre (Ifac). Professor de Sociologia EBTT da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Downloads

Publicado

2022-12-16

Como Citar

Andrade Castro da Silva, G. V., Pontes Ferreira, C., & Araújo Leitão, L. . (2022). A aplicação da noção de paradigma desenvolvida por Thomans Kuhn na construção da Ciência Jurídica. Das Amazônias, 5(02), 22–29. https://doi.org/10.29327/268903.5.2-4