Etnogênese e etnicidade do Reino Vândalo

apresentando um horizonte metodológico

Autores

  • Geraldo Rosolen Junior Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-11

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo discutir e repensar a etnogênese do Reino Vândalo a partir da metodologia da Universidade de Viena, sendo o principal expoente e defensor da utilização dos conceitos de etnicidade e etnogênese o austríaco Walter Pohl, que orientou a percepção de Roland Steinacher acerca das identidades do Reino Vândalo ao empregar tais conceitos. Nesse artigo, apresentamos como as categorias filológicas (Vandiles, Vandilios e Vandalorum) e a cultura material associada ao povo vândalo haviam sido percebidas até meados de 1960, enquanto marcadores de uma continuidade étnico-racial desse povo, cujos principais objetivos eram associar essa herança étnica a poloneses e alemães que reivindicavam a soberania da região entre os rios Oder e Vístula. Assim, nosso objetivo foi repensar a historiografia do Reino Vândalo a partir das contribuições de Reinhard Wenskus iniciadas em 1961, e que foram aprimoradas ao longo do século XXI, pelos austríacos Pohl e Steinacher. Dos quais consideraram que cada etnônimo deve ser analisado e compreendido dentro de seu próprio período histórico, e não enquanto uma prova da continuidade desse povo. Colaborando assim, para demonstrar, que as categorias identitárias no início da Idade Média eram muito mais dinâmicas e integradoras do que desejavam alguns grupos nacionalistas.

PALAVRAS-CHAVE: Reino Vândalo. Etnogênese. Etnicidade. Arqueologia. Historiografia.

 

Biografia do Autor

Geraldo Rosolen Junior, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em História pela Universidade Federal de São Paulo. Pesquisador do Laboratório de Estudos Medievais (LEME/UNIFESP), e também do Laboratório de Estudos Mediterrânicos e Bizantinos (LÆMEB). Esta pesquisa foi desenvolvida durante o período como bolsista da CAPES.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4883-7550

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Rosolen Junior, G. (2021). Etnogênese e etnicidade do Reino Vândalo: apresentando um horizonte metodológico. Das Amazônias, 4(2), 101–116. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-11