A INFLUÊNCIA DAS CORRENTES GEOGRÁFICAS AO LONGO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47418/uaquiri.v2i1.3666

Palavras-chave:

Geografia; Correntes geográficas; Geografia escolar.

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise histórica a respeito da geografia escolar ao longo dos anos e o modo como as correntes geográficas influenciaram em tal processo. Para tanto, realizamos várias leituras de diversos autores que se debruçam sobre tal tema, realizando alguns breves apontamentos sobre as quatro principais correntes da geografia que contribuíram de alguma forma com o campo escolar dessa disciplina: determinismo, possibilismo, nova geografia e geografia crítica. Desde que os jesuítas instauraram o primeiro sistema de ensino em nosso país, a geografia possuía um caráter descritivo e tratava de assuntos muitas vezes alheios aos alunos. Com o passar do tempo, mudanças significativas foram implementadas em nossos currículos, de modo que a geografia chega aos dias atuais com um caráter muito mais renovado mas ainda assim com uma forte tendência tradicionalista.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

Sales de Paula, I., Marques de Souza, M. da C., & Furtado Machado Anute, P. (2020). A INFLUÊNCIA DAS CORRENTES GEOGRÁFICAS AO LONGO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 2(1). https://doi.org/10.47418/uaquiri.v2i1.3666