FORMAÇÃO DE AGENTES TERRITORIAIS INCLUSIVOS COM FOCO NAS CATEGORIAS LUGAR E PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.29327/268458.5.1-12Palavras-chave:
Ensino de geografia, Inclusão, TerritórioResumo
Este texto traz o relato de experiências vividas ao longo do desenvolvimento de um projeto de ensino voltado aos estudantes de um curso técnico. O projeto foi executado no Instituto Federal Farroupilha - Campus Fredrico Westphalen-RS, no âmbito do Curso Técnico em Administração. Seu objetivo geral foi formar agentes territoriais inclusivos a partir da investigação do município de origem de cada estudante, estimulando a curiosidade sobre o mundo físico e o mundo humano, de modo a estreitar os laços de pertencimento aos lugares e seus territórios. A expectativa era a de que os estudantes manuseassem melhor os conceitos geográficos básicos, aplicando-os ao longo de um processo de aprendizado que envolvesse a redescoberta de territórios a partir de lugares conhecidos e daquilo que a paisagem de cada município revelasse sob o olhar da Geografia. Com pesquisas exploratórias guiadas pelo professor, trabalhos de campo, dinâmicas de grupo e apresentações à turma, foi possível chegar a bom termo. Os resultados alcançados referem-se ao exercício do pensamento crítico e ao mesmo tempo lúdico a respeito do pensamento geográfico, seus conceitos e metodologias de pesquisa; a maior compreensão de como aplicar os conceitos de lugar e paisagem na interpretação de seus territórios, comparando-os entre si e se questionando sobre suas diferenças e igualdades dentro de uma mesma região.
Referências
IFFAR. Instituto Federal Farroupilha. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado. Santa Maria, RS: IFFAR, 2018.
RIO GRANDE DO SUL. Atlas Socioeconômico do Estado do Rio Grande do Sul. 6. ed. Porto Alegre, RS: SPGG, 2021. [e-book]. Disponível em: <https://atlassocioeconomico.rs.gov.br/edicao>. Acesso em: 25 maio 2023.
STÜRMER, Arthur Breno. Território: usos e significados de um conceito. Espaço Acadêmico, Maringá, PR, UEM, v. 17, n. 199, dez. 2017. p. 80-90. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/36536/21310>. Acesso em: 25 maio 2023.
STÜRMER, Arthur Breno; COSTA, Benhur Pinós da. Território: aproximações a um conceito-chave da geografia. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, RS, UFSM, v. 21, n. 3, p. 50-60, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/26693/pdf>. Acesso em: 25 maio 2023.