OS SABERES DOCENTES E O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS

Autores

  • Míriam Aparecida Bueno Professora Associada do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.47418/uaquiri.v1i1.3109

Palavras-chave:

ensino de geografia, lugar, saberes docentes, representação, Atlas Escolares

Resumo

O estudo do lugar faz parte dos conteúdos programáticos de Geografia, no Ensino Fundamental. O lugar emerge como importante categoria de análise da Geografia, e também de outras áreas ligadas a estudos sócio-ambientais. Para se estudar o espaço local, em âmbito municipal, existe uma carência por parte do professor no tocante a material curricular condizente e que ofereça documentos cartográficos para se trabalhar a representação espacial com os alunos. Visando suprir essa carência é que propostas de elaboração e uso de atlas escolares vêm se ampliando. O estudo do lugar permite recuperar, nas atividades escolares, algumas práticas como estudos do meio e recursos de representação gráfica, fazendo do lugar a instância na qual a cultura e a história tecem significados e produzem identidades.

Palavras-chave: ensino de geografia, lugar, saberes docentes, representação, Atlas Escolares

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

Míriam Aparecida Bueno. (2019). OS SABERES DOCENTES E O ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ATLAS ESCOLARES MUNICIPAIS. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 1(1). https://doi.org/10.47418/uaquiri.v1i1.3109