CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS, CONQUISTAS E DESAFIOS

Autores

  • Albanice de Souza Ramos Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Eulina Maria Leite Nogueira Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Palavras-chave:

Educação do campo, Movimentos Sociais, Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo do estudo foi realizar por meio de uma pesquisa bibliográfica uma breve análise sobre a trajetória histórica, avanços e desafios da educação do campo no Brasil e no Amazonas. Os procedimentos metodológicos visam uma pesquisa baseada em uma abordagem qualitativa, sendo assim, optou-se em coletar os dados por meio de um levantamento bibliográfico relacionados ao objeto de estudo, realizado em bases de dados. Com base nos resultados obtidos, observa-se que a educação do campo no Brasil foi um instrumento capaz de libertar a classe trabalhadora da exploração a que estava submetida, provendo assim o acesso ao saber aqueles que foram de alguma forma excluídos, pela sociedade capitalista.

Biografia do Autor

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

de Souza Ramos, A., Leite Nogueira, E. M., & Lima, R. A. (2021). CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS, CONQUISTAS E DESAFIOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 406–434. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3576

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Artigos Originais Ciências Humanas

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