ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

  • Maria Chagas Silva Graduação em Ciências Biológicas - Faculdade São Lucas, em Porto Velho-RO.
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a refletir sobre a experiência que vem sendo desenvolvida no curso de licenciatura em Biologia da Faculdade São Lucas em Porto Velho, Rondônia, no sentido de ressignificar o Estágio Supervisionado desenvolvido pelos alunos-estagiários desse curso, por meio da inserção dos licenciandos em diferentes espaços de educação formal: ensino médio nas redes pública e particular, além do exercício de práticas que pretendem ir além dos formatos tradicionais de estágio. Nesse artigo, serão apresentados os elementos que norteiam a realização do estágio supervisionado e a reflexão sobre algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos-estagiários. Ao concluir essas reflexões percebe-se que o redimensionamento do estágio tem levado ao enfrentamento de dificuldades como a resistência de alguns alunos-estagiários e professores-titulares das turmas em que se desenvolve o estágio. Entretanto, como resultado final pode-se perceber que, essa situação que ora se impõe como desafio, ora como possibilidades, tem favorecido um debate que vem propiciando uma melhoria na qualidade da formação dos professores, ao lhes possibilitar ainda na formação inicial a o exercício de atividades integradoras entre as disciplinas e vivência de uma prática reflexiva.

Biografia do Autor

Maria Chagas Silva, Graduação em Ciências Biológicas - Faculdade São Lucas, em Porto Velho-RO.

É estudante de Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade São Lucas. Atua nos seguintes temas: Educação, Plantas Medicinais e Fitoquímica.

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

Referências

MESQUITA, N.A.S.; SOARES, M.H.F.B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a1980. Química Nova, v.34, n.1, p.165-174, 2011.

PEREIRA, J.E.D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, v.20, n.68, p.109-125, 1999.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.

CARDOSO, et al. Estágio Supervisionado em Unidades de Produção Agrícola. Editora da UFRGS. Porto Alegre, 2011. 100p.

ANDRADE, A.M. O estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, M.L.S.F. (Org). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal-RN: Editora UFRN, 2005.

FREITAS, D.D.; VILANI, A. Formação de Professores de Ciências um desafio sem limites. Investigações em Ensino de Ciências, v.7, n.3, p.215-230, 2002.

PICONEZ, S.C.B. A Prática de Ensino de Estágio Supervisionado. 10 ed. Campinas: Papirus, 2004 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

KRASILCHIK, M. Tendências do Ensino de Biologia no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. 195p.

CARVALHO, P.M.A. A influência das mudanças da legislação dos professores: As 300 horas de estágio supervisionado. Ciência & Educação, v.7, p.113-122, 2001.

PONTE, et al. O início da carreira profissional de jovens professores de matemática e ciências. Revista de Educação, v.10, n.1, p.31-46, 2001.

BAPTISTA, C.S.G. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em Ciências e Biológicas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.5, n.2, p.4-12, 2003.

AMORIN, A.C.R. O ensino de biologia e as relações entre Ciência/Tecnologia/Sociedade: o que dizem os professores e o currículo do ensino médio? Anais... Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”,6, São Paulo: FEUSP/EDUSP, p.74-77, 1997.

PIERSON, A.H.C.; FREITAS, D.; VILLANI, A.; FRANZONI, M. Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores. In: VII Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 2000, Canela/RS. Anais... Conferência Interamericana sobre Educação em Física, 8, Porto Alegre: UFRGS - Instituto de Física, 2000.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Silva, M. C., & Lima, R. A. (2015). ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA OPORTUNIDADE DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/364

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>