AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL E DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN INCLUSOS EM ESCOLAS PÚBLICAS NA REDE REGULAR DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo realizar estudo qualitativo e quantitativo com professores para avaliar a interação social e de aprendizagem dos alunos com Síndrome de Down inclusos em escolas públicas da rede regular de ensino no município de Porto Velho-RO. Como fundamentação, o estudo priorizou um referencial teórico sobre o processo de inclusão, na área educacional; e sobre educação especial, Síndrome de Down. A coleta de dados foi realizada nas escolas com os professores por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas. O período da pesquisa ocorreu no horário de funcionamento da escola em horário marcado pelo professor. Participaram da pesquisa seis professores de escolas que participam do processo de inclusão. Os resultados apontaram que mesmo com a falta de recursos adequado é possível o aprendizado das crianças inclusas na rede regular de ensino, e desta que é possível uma interação social entre alunos com desenvolvimento típicos e com alunos com necessidades educacionais especiais.
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