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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
A South American Journal EBTT publica seções de Editoriais, Artigos originais, Artigos de revisão, Comunicações breves, Relatos de caso e experiência, Ensaio acadêmico, Resumos de dissertações e teses e Suplementos. A submissão dos manuscritos são realizados nesta plataforma, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). Ao publicar um manuscrito, implica na cessão integral dos direitos autorais à South American Journal EBTT, para divulgação eletrônica, do mesmo. O periódico não publicará artigos de um mesmo autor e/ou coautor de forma consecutiva, devendo ter o mínimo de duas edições como intervalo para nova publicação. Não é cobramos taxas para submissão e publicação dos manuscritos.


1. O periódico SAJEBTT publicará artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Ensino, Educação e Interdisciplinar resultantes de pesquisas desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento, considerando as normas editoriais, o tratamento dado ao tema, coerência e rigor metodológico. Os manuscritos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: Editoriais, Artigos originais, Artigos de revisão, Comunicações breves, Relatos de caso e experiência, Ensaio acadêmico, Resumos de dissertações e teses e Suplementos. 

3. Os manuscritos deverão ser enviados a Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os manuscritos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. 

4. A Revista, através do editor científico ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

5. Os textos dos:
a) Artigos (Originais e Revisão) deverão ter entre 10 e 40 páginas incluindo o resumo, abstract e as referências.
b) Relatos (de Caso e Experiência) e Ensaios deverão ter entre 5 e 10 páginas incluindo o resumo, abstract e as referências.
c) Comunicações breves deverão ter entre 3 e 5 páginas incluindo resumos, abstract e as referências.

6. Os textos deverão ser escritos, preferencialmente, no idioma português, e idiomas secundários o inglês e espanhol.

7. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e justificado. Margens superior e inferior 2,5cm; Esquerda e Direita 3,0 cm.

8. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadadospreenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato. No item URL deve ser disponibilizado o link do currículo Lattes.

9. Cada manuscrito deverá ser encabeçado por um título em português, em inglês e/ou espanhol, o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços. Se o texto estiver escrito em espanhol, o título deverá estar em espanhol e em inglês. O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 500 e no máximo 1000 caracteres, em português, inglês (abstract) e espanhol; para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol e em inglês (abstract). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas entre 3 a 4 palavras-chave em português, inglês e espanhol.

10. Os manuscritos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de fim devem ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

11. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios:

1) relevância e abrangência do tema;
2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema;
3) estrutura teórica e metodológica do trabalho;
4) conclusão e contribuição para à área do estudo apresentado.

12. As citações devem seguir a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:

– citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Exemplos:

No final da citação: “Citação”. (SILVA; GOMES, ano, p. 123).

No início ou inserida no texto: Segundo Silva (ano, p. 123) “Citação”, ou ainda, Silva (ano, p. 123) diz que: “[...] citação”.

– citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123).

– citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado, deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

– devem ser usados os seguintes recursos:

[...] para indicar supressões;

[   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários;

negrito ou itálico para dar ênfase;

(informação verbal)1 para dados oriundos de informação verbal em palestras, debates etc., com os dados referenciais em nota de rodapé. Exemplo de nota de rodapé: 1Notícia fornecida por Nome e Sobrenome do palestrante no Evento, em Local, em mês e ano.

grifo no original ou grifo nosso: são usados após a paginação para esclarecer a autoria do grifo. Ex.: (SILVA, ano, p. 123, grifo no original)

13. Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

14. A revisão ortográfica e gramatical, em português e inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do artigo.

15. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023 de agosto de 2002. Incluir somente obras mencionadas no texto.

NORMAS:

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

– Autor pessoal

ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), A. B. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224p.

– Até 3 autores

SILVA,  E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

– Mais de 3 autores

SILVA, E. T. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

– Organizador(es), coordenador(es), tradutor(es)

SILVA, E.T.; GOMES, G.V. (Org.). Título. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha  local  e editora na obra referenciada), ano.

– Autor entidade

BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123p.

– Autoria desconhecida

PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

– Partes de monografia

SILVA, E. T. Título da parte. In: SOBRENOME, N. S. (Org.). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

SILVA, E. T. Título da parte. In: ______. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 1, p. 3-9.

Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

SILVA, E. T. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

SILVA, E. T. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: <http://www.ufsm.br>. Acesso em: 3 jan. 2000.

VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

– Eventos (trabalhos apresentados)

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex. : ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

– Eventos (trabalhos apresentados) on-line

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos ... Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

– Artigos e/ou matéria de revista

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

– Artigos on-line

SILVA, E. T. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

16. Questões Éticas e Burocráticas: Pesquisas na área da saúde realizadas com seres humanos  deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Pesquisa com animais deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Animais (CEUA). Pesquisas que envolvam estudos com captura de animais silvestres deverão apresentar autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Outros estudos que envolvam patrimônio genético ou outros aspectos éticos deverão apresentar autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). Esclarece-se que este parecer deverá ter sido concedido antes do início da realização da pesquisa e deverá ser encaminhado em documento suplementar.

CATEGORIAS DE MANUSCRITOS ACEITOS PELA SOUTH AMERICAN JOURNAL EBTT

a) Artigos Originais: Incluem estudos de observação, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões. Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas em pesquisas. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar o leitor quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido.
b) Artigos de Revisão: Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder a uma pergunta específica e de relevância para a comunidade acadêmica. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Revisão narrativa ou crítica: de caráter descritivo-discursivo e dedica-se à apresentação compreensiva e à discussão de diversos temas do campo científico. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. 
c) Comunicação breve: são relatos curtos de achados que apresentam interesse para a saúde pública, mas que não comportam uma análise mais abrangente e uma discussão de maior fôlego. Sua apresentação deve acompanhar as normas exigidas para artigos originais
d) Relato de Caso: deve apresentar uma descrição detalhada do caso, abordando as características importantes sobre sinais, sintomas e outras características do paciente e relatando os procedimentos terapêuticos utilizados, bem como o resultado do caso. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. A estrutura básica deve ser composta por: título, resumo/abstract, introdução, descrição do caso, técnica ou situação, discussão, conclusão, bibliografia, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações.
e) Relato de Experiência: supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que representou para os sujeitos envolvidos. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. A estrutura básica deve ser composta por: título, resumo/abstract, introdução, descrição da experiência, reflexão sobre a experiência, conclusão, bibliografia, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações.
f) Ensaio Acadêmico: consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, com base em pesquisa referencial e conclusão. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. O ensaio deve apresentar título, resumo/abstract, introdução, fundamentação teórica e conclusão.
g) Resumos de Dissertações e Teses: o resumo deve conter o título da dissertação e/ou tese, identificação do autor e orientador, a instituição, o resumo e as palavras-chaves em dois idiomas. Até 1 página.
h) Suplementos: reservado a publicação anual do Dossiê em Educação. Eventualmente firmam-se parcerias para publicação de anais de eventos.
i) Editorial: apresenta a edição do periódico. É reservado aos editores e convidados do periódico.

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