Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Assegurando a Avaliação por Pares Cega
    Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: Os autores devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

ESTRUTURA GERAL DO TRABALHO

O trabalho a ser submetido na South American Journal of Basic Education Technical and Technological (SAJBETT), deve ser redigido em português, inglês ou espanhol, obedecendo às regras da ortografia oficial.

O autor deverá apresentar o manuscrito no formato do editor Microsoft Word, em folha A4 e caracteres com fonte Times New Roman, tamanho 12 (exceto título e nota de rodapé); margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, espaçamento 1,5 entre linhas, recuo de início dos parágrafos de 1,25 cm, e sem numeração de páginas.

Considerando as categorias dos manuscritos, o artigo deverá conter o mínimo de 12 e máximo de 20 páginas; e o relato de experiência com o mínimo de seis e máximo de 12 páginas.

O arquivo do trabalho, quando submetido no sistema da SAJBETT, não deverá conter os nomes dos autores, afiliações, fontes de financiamento, agradecimentos ou qualquer descrição que identifique os autores e grupo de pesquisa do estudo. Este critério facilitará a revisão cega pelos pares.

CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUMAS SEÇÕES DO MANUSCRITO

Título

O manuscrito deverá conter um título em português, inglês ou espanhol, e, logo abaixo, a tradução dele em um idioma secundário (português, inglês ou espanhol). Ambos deverão estar centralizados, fonte maiúsculas e em negrito. O título do manuscrito não deverá exceder 25 palavras.

O título não deverá conter abreviaturas. Palavras em latim, como nomes científicos, deverão estar em itálico.

Formatação do título: fonte Times New Roman, tamanho 14 e espaçamento simples entre linhas.

Autor(es) e afiliações

A identificação dos autores deve relacionar, na ordem para a publicação, o nome completo de cada autor, sem abreviaturas, separados por ponto e vírgula, e justificado à direita.

Logo após o último sobrenome do(s) autor(res), inserir um número com efeito sobrescrito para a descrição da afiliação.

Formatação do(s) nome(s) do(s) autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas.

Na relação da afiliação institucional de cada autor (com indicação da sequência numérica por instituição), deve constar, os nomes próprios da instituição seguida de “(sigla)”, sem tradução, seguido do nome Centro ou Departamento ou Laboratório ou Programa de Pós-Graduação ou outro, do município, estado e país.

A descrição da afiliação institucional será no rodapé da primeira página do texto, que deverá constar, também, o e-mail atualizado e ORCID (https://orcid.org/signin) do autor para correspondência.

Formatação da afiliação: fonte Times New Roman, tamanho 8 e espaçamento simples entre linhas.

Atenção: a relação do nome do autor e afiliação, deverá constar somente na prova do manuscrito, etapa posterior a sua aceitação para a publicação na revista.

Resumo

     O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo de até 250 palavras, em português, inglês ou espanhol (conforme a língua do manuscrito), que deverá ser redigido em um só parágrafo sem deslocamento. Não deverá conter citações (salvo se o autor citado, descrever diretriz do estudo). Usar siglas ou abreviaturas, somente se aparecerem pela primeira vez no resumo, com sua descrição precedidas por extenso.

O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deve apresentar, essencialmente, o objetivo, metodologia sucinta, principais resultados e conclusão do trabalho.

Formatação do resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas.

Palavras-chave

As palavras-chave seguem logo após o resumo, redigidas com a mesma língua dele.

Deverão ser indicadas até cinco palavras-chave, com inicial maiúscula, separadas por ponto e vírgula, e término da relação com o ponto final. Observar o itálico em nome científico e de língua estrangeira. Devem ser selecionadas palavras-chave que não constam no título do trabalho.

Formatação das palavras-chave: fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas.

Abstract ou Resumen

É a tradução do resumo para uma segunda língua (se inglês ou espanhol). Segue a formatação do resumo.

Keyword ou Palabras clave

É a tradução das palavras-chave para uma segunda língua (se inglês ou espanhol). Segue a formatação das palavras-chave.

Corpo do texto

A estrutura do trabalho deverá ser organizada de acordo com a categoria escolhida, se:

- Artigo, deve conter Introdução, Material e método ou Percurso metodológico, Resultados e discussão, Conclusão ou Considerações finais, Agradecimentos (opcional) e Referências.

Link para download do template para Artigo: https://x.gd/ilUUK

- Relato de experiência, deve conter Introdução, Referencial teórico (se houver), Percurso metodológico, Resultados e discussão, Considerações finais, Agradecimentos (opcional) e Referências.

Link para o download do template para relato de experiência: https://x.gd/VxuRq

Citações

As citações diretas e indiretas devem seguir as normas do estilo ABNT 10520: 2023, com algumas adaptações, conforme os modelos a seguir:

Citação indireta:

Zabala (1998) ou (Zabala, 1998). - Um autor.

Cruz e Bosetti (2007) ou (Cruz; Bosetti, 2007). - Até três autores.

Meneguetti et al. (2015) ou (Meneguetti et al., 2015). - Mais de três autores.

Citação direta:

“[...] a transmissão total compreende todos os direitos de autor, salvo os de

natureza moral e os expressamente excluídos por lei [...]” (Brasil, 1998).

Citação direta com mais de três linhas:

“Citações diretas Citações diretas Citações diretas Citações diretas Citações diretas Citações diretas Citações diretas Citações diretas    Citações diretas    Citações diretas   Citações diretas Citações diretas” Toda citação deve ficar entre aspas” (Fulano; Beltrano; Ciclano, 2020).

A formatação das citações diretas com mais de três linhas segue as normas com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples e fonte tamanho 10.

Observação: não é necessário citar número página na citação.

Referências

            A relação das referências no texto, deve seguir, essencialmente, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 6023: 2018, com algumas adaptações conforme os modelos a seguir:

De artigo:

CESTARO, J. A. A.; FARIAS, C. S.; PLESE, L. P. M. Ensino médio integrado? South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 8, n. 1, p. 476-496, 2021.

CAMARGO, E. A. I.; FERRARI, R. A. P. Adolescentes: conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 3, p. 937-946, 2009.

PERRENOUD, P. Construir competências é virar as costas aos saberes? Pátio – Revista Pedagógica, n. 11, p. 15-19, 1999. Disponível em: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1999/1999_39.html. Acesso em: 07 ago. 2022.

XAVIER FILHA, C.; MEZA, E. R.; AMORIM, S. M. F. et al. A escola como espaço de identificação e prevenção de violências contra crianças e adolescentes - ações do projeto Escola que Protege. Revista Extensão em Foco, n. 1, p. 67 - 77, 2008.

Observações:

- A partir de quatro autores, sempre usar “et al.”;

- O título da revista ou periódico deve estar em negrito.

De livro:

CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

FRANÇA, Marileide Gonçalves. As complexas tramas da inclusão escolar: o trabalho do professor de educação especial. São Paulo: Paco Editorial, 2016.

MAGALHÃES, C. Dinâmicas de grupo sobre sexualidade: atividades para trabalhar com adolescentes. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

PERISSÉ, Gabriel. A arte de ensinar. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Observações:

- A partir de quatro autores, sempre usar “et al.”;

- Complementar relação de autores com responsabilidade intelectual com “(org.)” ou “(ed.)”, se for o caso;

- Indicar DOI, se e-book.

De capítulo de livro:

GONZALEZ REY, F. A configura subjetiva dos processos psíquicos: avançando na compreensão da aprendizagem como produção subjetiva. In: MITJÁNS MARTINEZ, A.; SCOZ, B. J. L.; CASTANHO, M. I. S. (org.). Ensino e aprendizagem: a subjetividade em foco. Brasília: Liber Livros, 2012. p. 21-42.

SILVA. Shirley Margareth Buffon da. Doping genético: uma questão sociocientífica para o ensino superior. In:  CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei (org.). Questões sociocientíficas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: Edufba, 2018. p. 261-275.

De dissertação/tese:

CARNEIRO, Glaucia Conceição. Currículo das errâncias com a pedagogia da hesitação: corpo, cidade e ativismos. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

PAIVA, Fábio da Silva. Histórias em quadrinhos na educação: memórias, resultados e dados. 2016. 96 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

De sites institucionais:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Versão Final. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/04/BNCC-Documento-Final.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.

UNESCO. Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2014.

De legislação:

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Institui o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, Distrito Federal, 1990/2013.

PARANÁ. Decreto Estadual nº 4.230/2020. Dispõe sobre as medidas para Enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID - 19. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=390948#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20medidas%20para,do%20Coronav%C3%ADrus%20%2D%20COVID%2D19. Acesso em: 15 maio 2019.

            As referências devem seguir a ordem alfabética.

Resumo simples publicados em anais, não devem ser incluídos como referência.

Formatação da referência: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado à esquerda e espaçamento simples entre linhas.

Tabelas e quadros

As tabelas e os quadros devem facilitar a compreensão dos resultados do estudo de forma resumida, e deverão ser numeradas com algarismos arábicos. Serão consideradas tabelas formatadas segundo a norma ABNT NBR 14724:2011 de ilustrações.

Formatação de tabela/quadro: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e espaçamento 6 pt depois do parágrafo.

O título da tabela deverá estar inserido acima da tabela, enquanto no do quadro, abaixo deste, conforme modelo acima.

O  limite máximo dos elementos tabelas ou quadros, ou tabelas mais quadros no manuscrito, é de  três.

As tabelas/quadros devem constar ao final do manuscrito, logo após a “Referência”, com seus títulos, legenda e fonte.

Figuras

Imagens, fotos e gráficos deverão ser tratados como figuras no manuscrito. O  limite máximo de figuras no manuscrito é de  três, e deverão ser numeradas com algarismos arábicos.

Se tratando de figuras de autoria própria (por um dos autores), não há necessidade de citação da fonte.

A figura deverá estar em um dos formatos: tiff, JPG ou PNG. Figura de mapa necessita ter resolução mínima de 300 dpi.

O título da figura deve estar centralizado abaixo dela, seguido da fonte, a exemplo do modelo do “Quadro”.

Não enviar gráficos e imagens em baixa resolução e desproporcionalmente grandes e que ultrapassem os limites de margens da página.

As figuras devem constar ao final do manuscrito, logo após a “Referência”, com seus títulos, legenda e fonte.

Nota de rodapé

As notas de rodapé deverão ser evitadas nos manuscritos, salvo se estritamente necessárias. A utilização de notas de fim deve ser utilizada para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo o limite de 200 palavras. Não podendo utilizar referências que possam identificar os autores no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

TRABALHOS SUBMETIDOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

            Para o manuscrito submetido na língua estrangeira inglês ou espanhol, será exigido o certificado de revisão ou tradução, que deverá ser anexado no OJS. O trabalho, em que um dos autores é nativo na língua de submissão do trabalho, poderá certificar o manuscrito desde que comprove nacionalidade (anexar documento).

PROVA GRÁFICA

A versão final do manuscrito será enviada para o autor, previamente, para leitura, inclusão de autor(es), afiliação e agradecimentos (se houver), e exame de provas.

 

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