Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Assegurando a Avaliação por Pares Cega
    Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: Os autores devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
A South American Journal EBTT publica seções de Editoriais, Artigos originais, Artigos de revisão, Comunicações breves, Relatos de caso e experiência, Ensaio acadêmico, Resumos de dissertações e teses e Suplementos. A submissão dos manuscritos são realizados nesta plataforma, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). Ao publicar um manuscrito, implica na cessão integral dos direitos autorais à South American Journal EBTT, para divulgação eletrônica, do mesmo. O periódico não publicará artigos de um mesmo autor de forma consecutiva, devendo ter o mínimo de uma edição como intervalo para nova publicação.

Não são cobradas taxas para submissão e publicação dos manuscritos.


1. O periódico SAJEBTT publicará artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Ensino, Educação e Interdisciplinar resultantes de pesquisas desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento, considerando as normas editoriais, o tratamento dado ao tema, coerência e rigor metodológico. Os manuscritos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

2. Serão considerados para publicação trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias: Editoriais, Artigos originais, Artigos de revisão, Comunicações breves, Relatos de caso e experiência, Ensaio acadêmico, Resumos de dissertações e teses e Suplementos. 

3. Os manuscritos deverão ser enviados a Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os manuscritos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa, será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. 

4. A Revista, através do editor científico ou do editor gerente, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

5. Os textos dos:
a) Artigos (Originais e Revisão) deverão ter entre 10 e 40 páginas incluindo o resumo, abstract e as referências.
b) Relatos (de Caso e Experiência) e Ensaios deverão ter entre 5 e 10 páginas incluindo o resumo, abstract e as referências.
c) Comunicações breves deverão ter entre 3 e 5 páginas incluindo resumos, abstract e as referências.

6. Os textos submetidos deverão estar completos, contendo em seu corpo as tabelas, gráficos e figuras. Devem ser escritos, no idioma português, contendo resumo e abstract (inglês), ou resumo e resumen (espanhol). Também serão aceitos textos escritos nos idiomas inglês e espanhol.

7. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e justificado. Margens superior e inferior 2,5cm; Esquerda e Direita 3,0 cm.

8. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadadospreenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato. No item URL deve ser disponibilizado o link do currículo Lattes, para o autor principal.

9. Cada manuscrito deverá ser encabeçado por um título em português, e um idioma secundário (inglês ou espanhol), o título não poderá exceder 95 caracteres com espaços.  O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 500 e no máximo 1000 caracteres, em português, inglês (abstract) ou espanhol (resumen); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas entre 3 a 4 palavras-chave em português, inglês ou espanhol.

10. Os manuscritos devem ser escritos de forma clara e fluente. A utilização de notas de fim devem ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação, como “em meus trabalhos anteriores, em minha tese, em minha dissertação”, etc. Se o trabalho for aceito, essas informações poderão constar na versão final do artigo.

11. Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios:

1) atende as normas do periódico;
2)relevância e abrangência do tema;
3) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema;
4) estrutura teórica e metodológica do trabalho;
5) conclusão e contribuição para à área do estudo apresentado.

12. As citações devem seguir as normas do estilo Vancouver. Onde as referências bibliográficas devem ser listadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto e indicadas por números arábicos entre parênteses colchetes [1] e não pelo sobrenome do autor em ordem alfabética. Como no exemplo abaixo:
"...Para este trabalho, o tipo de pesquisa empregada foi à exploratória. Segundo [6], uma pesquisa exploratória proporciona maior familiaridade com o objeto de estudo. Neste caso a utilização de uma ferramenta lúdica como instrumento de complemento didático para abordar conteúdos de forma simples e prazerosa. Para isto empregou-se uma abordagem quanti-qualitativa, os quais busca aprofundar questões objetivas dos fenômenos..."

E nas referências segue:

[1] ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins, 2001.
[2] OLIVEIRA, R.; CACURO, T.A.; FERNANDEZ, S.; IRAZUSTA, S.P. Aprendizagem Significativa, Educação Ambiental e Ensino de Química: Uma Experiência Realizada em uma Escola Pública. Revista Virtual de Química, v.8, n.3, p.913-925, 2016.
[3] ARMSTRONG, D.L.P. Fundamentos Filosóficos do Ensino de Ciências Naturais. Curitiba: IBPEX, 2008.
[4] CABRERA, W.B. A ludicidade para o ensino médio na disciplina de biologia: Contribuições ao processo de aprendizagem em conformidade com os pressupostos teóricos da Aprendizagem Significativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Paraná, 2007.
[5] TOWNSEND, C.R.; BEGON, M.; HARPER, J.L. Fundamentos em ecologia. 3 ed. São Paulo: Artmed, 2010.
[6] GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

13. Questões Éticas e Burocráticas: Pesquisas na área da saúde realizadas com seres humanos  deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP). Pesquisa com animais deverão apresentar aprovação em Comitê de Ética e Pesquisa com Animais (CEUA). Pesquisas que envolvam estudos com captura de animais silvestres deverão apresentar autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Outros estudos que envolvam patrimônio genético ou outros aspectos éticos deverão apresentar autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN). Esclarece-se que este parecer deverá ter sido concedido antes do início da realização da pesquisa e deverá ser encaminhado em documento suplementar.

CATEGORIAS DE MANUSCRITOS ACEITOS PELA SOUTH AMERICAN JOURNAL EBTT

a) Artigos Originais: Incluem estudos de observação, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional. Cada artigo deve conter objetivos e hipóteses claras, desenho e métodos utilizados, resultados, discussão e conclusões. Incluem também ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas em pesquisas. Neste caso, o texto deve ser organizado em tópicos para guiar o leitor quanto aos elementos essenciais do argumento desenvolvido.
b) Artigos de Revisão: Por meio da síntese de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos, objetiva responder a uma pergunta específica e de relevância para a comunidade acadêmica. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para a seleção daqueles que foram incluídos na revisão e os procedimentos empregados na síntese dos resultados obtidos pelos estudos revisados. Revisão narrativa ou crítica: de caráter descritivo-discursivo e dedica-se à apresentação compreensiva e à discussão de diversos temas do campo científico. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico-metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. 
c) Comunicação breve: são relatos curtos de achados que apresentam interesse para a saúde pública, mas que não comportam uma análise mais abrangente e uma discussão de maior fôlego. Sua apresentação deve acompanhar as normas exigidas para artigos originais
d) Relato de Caso: deve apresentar uma descrição detalhada do caso, abordando as características importantes sobre sinais, sintomas e outras características do paciente e relatando os procedimentos terapêuticos utilizados, bem como o resultado do caso. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. A estrutura básica deve ser composta por: título, resumo/abstract, introdução, descrição do caso, técnica ou situação, discussão, conclusão, bibliografia, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações.
e) Relato de Experiência: supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência relacionada aos temas centrais do evento, indicando o que representou para os sujeitos envolvidos. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. A estrutura básica deve ser composta por: título, resumo/abstract, introdução, descrição da experiência, reflexão sobre a experiência, conclusão, bibliografia, figuras, tabelas, gráficos e ilustrações.
f) Ensaio Acadêmico: consiste na exposição das ideias e pontos de vista do autor sobre determinado tema, com base em pesquisa referencial e conclusão. De forma geral, o manuscrito deve ter entre 5 e 10 páginas e entre 5 e 30 referências bibliográficas. O ensaio deve apresentar título, resumo/abstract, introdução, fundamentação teórica e conclusão.
g) Resumos de Dissertações e Teses: o resumo deve conter o título da dissertação e/ou tese, identificação do autor e orientador, a instituição, o resumo e as palavras-chaves em dois idiomas. Até 1 página.
h) Suplementos: reservado a publicação anual do Dossiê em Educação. Eventualmente firmam-se parcerias para publicação de anais de eventos.
i) Editorial: apresenta a edição do periódico. É reservado aos editores e convidados do periódico.

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