CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS, CONQUISTAS E DESAFIOS
Keywords:
Educação do campo, Movimentos Sociais, Políticas Públicas.Abstract
The objective of the study was to carry out, through a bibliographic research, a brief analysis on the historical trajectory, advances and challenges of rural education in Brazil and in Amazonas. The methodological procedures aim at a research based on a qualitative approach, therefore, it was decided to collect the data through a bibliographic survey related to the object of study, carried out in databases. Based on the results obtained, it is observed that rural education in Brazil was an instrument capable of freeing the working class from the exploitation to which it was subjected, thus providing access to knowledge for those who were somehow excluded, by capitalist society.
References
[1] MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
[2] GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
[3] CALDART, R.S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: Escola é mais do que escola. 2.ed. Editora Vozes, Petrópolis RJ. 2000.
[4] SOUZA, M.M. Imperialismo e educação do campo. São Paulo: Cultura acadêmica. 2014.
[5] CALAZANS, M.J.C. Para compreender a educação do estado no meio rural. In: DAMASCENO, M. N.; THER¬RIEN, J. Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993.
[6] DEMARTINI, Z.B.F. Educação rural: retomando algumas questões. Educação e contemporaneidade, v.20, n.36 p.175-189, 2011.
[7] BRASIL. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF: Cadernos CECAD 2, INEP/MEC, 2007.
[8] SILVA, T. G. A importância do estudo sobre o aquecimento global na educação ambiental de alunos do ensino fundamental e o papel do educador desse processo. 2010. 50 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas). Faculdade Patos de Minas, 2010.
¬¬[9] BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD. Diretrizes operacionais para educação básica do campo. Resolução CNE/CEB n.º1-Abril, 2002.
[10] PNE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação a Distância – 2.ed., atual. Brasília: MEC, FNDE, SEED, 2001. Disponível em:<ftp://ftp.fnde.gov.br/web/formacao_pela_escola/modulo_pnae_conteudo.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019
[11] RODRIGUES, M.M.A. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.
[12] BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2001.
[13] SANTOS, M. Educação do Campo no Plano Nacional de Educação: tensões entre a garantia e a negação do direito à educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.26, n.98, p.185-212, 2018.
[14] INEP – Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. 2006. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.
[15] INEP – Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.
[16] VENDRAMINI, C.R. Educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Caderno do Centro de Estudos Educação e Sociedade, v.27, n.72, p.121-135, 2007.
[17] LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
[18] ARAÚJO, W.P. Práticas pedagógicas no meio Rural. Manaus: EDUA/FAPEAM, 2004.
[19] LOPES, R.P. Pedagogia e emancipação humana. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
[20] FUNDESCOLA - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia para a formação de professores da Escola Ativa. Brasília: MEC, 2005.
[21] IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ Acesso em: 26.05.2018
[22] LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 3.ed. São Paulo: Cortez,2000.
[23] FRANCO, Z.G.E. Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular. 2018. 205 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
[24] HUMAITÁ. Secretaria Municipal de Educação. Programação Anual Balsa Escola, 2016.
[25] LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
[26] DUARTE, R.G. Os determinantes da rotatividade dos professores no Brasil: uma análise com base nos dados do SAEB 2003. 2009. 34 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ribeirão Preto, 2009.
[27] BRASIL. Ministério da Educação: FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Ministério Público: COPEDUC - Comissão Permanente da Educação; CNPG - Conselho Nacional de Procuradores Gerais. Guia do Transporte Escolar. Brasília/DF: MEC/FNDE, 2012.
[28] INEP – Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.
[29] BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
[30] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf acesso em; 02.03.2018.
[2] GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
[3] CALDART, R.S. Pedagogia do Movimento Sem Terra: Escola é mais do que escola. 2.ed. Editora Vozes, Petrópolis RJ. 2000.
[4] SOUZA, M.M. Imperialismo e educação do campo. São Paulo: Cultura acadêmica. 2014.
[5] CALAZANS, M.J.C. Para compreender a educação do estado no meio rural. In: DAMASCENO, M. N.; THER¬RIEN, J. Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993.
[6] DEMARTINI, Z.B.F. Educação rural: retomando algumas questões. Educação e contemporaneidade, v.20, n.36 p.175-189, 2011.
[7] BRASIL. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Brasília, DF: Cadernos CECAD 2, INEP/MEC, 2007.
[8] SILVA, T. G. A importância do estudo sobre o aquecimento global na educação ambiental de alunos do ensino fundamental e o papel do educador desse processo. 2010. 50 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas). Faculdade Patos de Minas, 2010.
¬¬[9] BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD. Diretrizes operacionais para educação básica do campo. Resolução CNE/CEB n.º1-Abril, 2002.
[10] PNE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação a Distância – 2.ed., atual. Brasília: MEC, FNDE, SEED, 2001. Disponível em:<ftp://ftp.fnde.gov.br/web/formacao_pela_escola/modulo_pnae_conteudo.pdf>. Acesso em: 17 mar 2019
[11] RODRIGUES, M.M.A. Políticas Públicas. São Paulo: Publifolha, 2010.
[12] BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, DF, 2001.
[13] SANTOS, M. Educação do Campo no Plano Nacional de Educação: tensões entre a garantia e a negação do direito à educação. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.26, n.98, p.185-212, 2018.
[14] INEP – Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. 2006. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.
[15] INEP – Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.
[16] VENDRAMINI, C.R. Educação e trabalho: reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Caderno do Centro de Estudos Educação e Sociedade, v.27, n.72, p.121-135, 2007.
[17] LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
[18] ARAÚJO, W.P. Práticas pedagógicas no meio Rural. Manaus: EDUA/FAPEAM, 2004.
[19] LOPES, R.P. Pedagogia e emancipação humana. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
[20] FUNDESCOLA - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia para a formação de professores da Escola Ativa. Brasília: MEC, 2005.
[21] IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ Acesso em: 26.05.2018
[22] LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 3.ed. São Paulo: Cortez,2000.
[23] FRANCO, Z.G.E. Um olhar sobre as escolas localizadas no campo do Município de Humaitá (Sul do Amazonas): em busca da justiça curricular. 2018. 205 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
[24] HUMAITÁ. Secretaria Municipal de Educação. Programação Anual Balsa Escola, 2016.
[25] LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional [recurso eletrônico]: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.
[26] DUARTE, R.G. Os determinantes da rotatividade dos professores no Brasil: uma análise com base nos dados do SAEB 2003. 2009. 34 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ribeirão Preto, 2009.
[27] BRASIL. Ministério da Educação: FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Ministério Público: COPEDUC - Comissão Permanente da Educação; CNPG - Conselho Nacional de Procuradores Gerais. Guia do Transporte Escolar. Brasília/DF: MEC/FNDE, 2012.
[28] INEP – Instituto Nacional de Estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acessado em 20 de fevereiro de 2018.
[29] BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
[30] BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Meio Ambiente, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf acesso em; 02.03.2018.
Downloads
Published
2021-06-29
How to Cite
de Souza Ramos, A., Leite Nogueira, E. M., & Lima, R. A. (2021). CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS, CONQUISTAS E DESAFIOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 406–434. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3576
Issue
Section
Ciências Humanas