ETNOMATEMÁTICA: OS SABERES DOS DISCENTES RURAIS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR MATEMÁTICO

Autores/as

  • Kin Frank Souza Barreto Docente da Rede de Ensino da Pública SEMED, Humaitá-AM
  • Marcos André Braz Vaz Docente na Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente do Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá-AM
  • Renato Abreu Lima Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Palabras clave:

Matemática Escolar. Saber Etnomatemático. Unidades de Medidas.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo avaliar os saberes etnomatemáticos na prática do campo por trabalhadores na Comunidade Ribeirinha de Santa Luzia em Humaitá-AM. O período da pesquisa foi realizado de Agosto à Novembro de 2019 por meio de uma abordagem metodológica qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram as entrevistas e os questionários semiestruturadas.  Os principais resultados obtidos com aplicação das atividades foram sobre a relação do saber etnomatemático com o saber escolar.

Biografía del autor/a

Renato Abreu Lima, Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pertencente ao Laboratório de Pesquisa em Química de Produtos Naturais.

Biólogo, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela UFAM.

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Publicado

2021-09-04

Cómo citar

Souza Barreto, K. F., Braz Vaz, M. A., & Lima, R. A. (2021). ETNOMATEMÁTICA: OS SABERES DOS DISCENTES RURAIS NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR MATEMÁTICO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 01–12. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3409

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra

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