A atual sociedade apresenta um quadro de avanços tecnológicos, ao passo do aumento contundente das desigualdades sociais. Neste sentido, devemos nos ater às questões que envolvem agressões ao meio ambiente que ocorrem desordenadamente, ameaçando todo planeta e, consequentemente, todos os seres vivos. O estudo objetiva descrever os limites e as possibilidades das experiências de educação ambiental voltadas à EJA e suas relações com a Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter empírico-analítico, com abordagem qualitativa (Minayo, 2013), levando em consideração a subjetividade dos sujeitos nas diferentes situações imersas no contexto social. Com as práticas didáticas dos docentes da EJA sobre Educação Ambiental e refletindo sobre as percepções dos discentes, percebemos os desafios em adotar novos aprendizados englobando ações educativas de forma contextualizada com o modo de vida dos sujeitos envolvidos, dispondo a sensibilização e o compromisso acerca da relevância de se proteger o meio ambiente.