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Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO COMO COMPROMISSO SOCIAL: o papel da escola e da cidade

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-12
Enviado
outubro 20, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

Constitucionalmente, a educação é um direito social que tem por finalidade o pleno desenvolvimento humano, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Em tese, assegurar esse direito é dever do Estado e da família, com a colaboração da sociedade. Porém, na prática, a educação tem enfrentado grandes desafios para cumprir com seus propósitos. Através de uma pesquisa bibliográfica, com aporte em livros, artigos científicos e documentos, argumentamos que, enquanto processo contínuo de desenvolvimento humano que ocorre durante toda a vida e em todos os lugares, a educação precisa ser assumida como como um bem comum e responsabilidade coletiva. Este artigo reforça o papel central da escola e a necessidade de sua transformação, conectando-se com o território e explorando espaços educativos além da escola. Também enfatiza o papel das cidades na educação para promoção de uma educação integral e para a cidadania.

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