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Apresentação

v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

(MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-0
Enviado
setembro 4, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumo

Tendo em vista as transformações, os desafios e os contextos (super)diversos no que se refere às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a Pedagogia dos Multiletramentos à formação de professores e ao trabalho docente, neste dossiê temático, apresentamos à comunidade científica, nacional e internacional, textos resultados de pesquisas, concluídas e em andamento, que estabeleçem diálogos com a formação de professores e o trabalho docente: nos processos de formação inicial e continuada de professores com TDIC e Metodologias Ativas; as práticas pedagógicas em culturas digitais; contribuições de práticas de letramento(s) e de multiletramentos na construção identitária de professores.

Desse modo, o conjunto dos textos que compõe esse número especial nos leva a realizar reflexões críticas sobre a formação docente, no contexto da sociedade tecnológica digital, em que ensino e aprendizagem são compreendidos para além da sala de aula física, considerando-se a multiplicidade de linguagens e dos recursos multimodais e multissemióticos que têm circulado na sociedade, exigindo do professor multiletrar-se, a partir de uma formação pessoal e profissional responsiva, que o possibilite transitar pelas práticas interativas discursivo-textuais demandadas socioculturalmente. Portanto, a discussão sobre multiletramentos e formação, aqui apresentadas, se relacionam aos processos de desenvolvimento humano e às possibilidades de aprendizagem oferecidas por diversas agências da cultura letrada, com vistas a atender às demandas das propostas educacionais em diversos contextos.

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