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Dossiê Temático

v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

O(s) MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE: outros processos, outras praxiologias

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-1
Enviado
fevereiro 17, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumo

A mediação praxiológica é um ato de reinvenção e (re)existência emergente na docência. Cada educador em suas singularidades experivividas na arena pública escolar, sabe os sabores e dissabores atinentes às performatividades que reverberam para uma educação “outra”. As discussões deste texto fazem parte do fórum formativo – Formação continuada e educação no sertão: diálogos e experiências em movimentos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), turma Multicampi, situada em Canudos/BA. Nessa enseada, o estudo objetivou discutir como promover os multiletramentos na perspectiva da formação docente – inicial e continuada, a partir de outras epistemologias-ontologias-metodologias adotadas. A posteriori, ilustraremos uma parcialidade de atividades mediada por praxiologias inovadoras, agenciadas nos Ensino Fundamental – anos finais, em uma escola do espaço rural do município de Monte Santo/BA. E, outrossim, a partir dos elementos da aprendizagem pelo design, buscou-se de maneira prática e interventiva, compreender como nos apropriarmos desses (re)designs entre o impresso e o digital, para (re)construir sentidos nas diversas práticas sociodiscursivas. O aporte teórico engaja-se às novas epistemologias proveniente das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos que envolvem a multiplicidade de linguagens, pluralidades e diversidade cultural. Depreendemos que essas praxiologias performativas, nos auxiliam a agirmos de dentro para fora e de fora para dentro, a partir da sala de aula, enquanto professores da Educação Básica-EB.

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