Dossiê Temático
Vol. 8 Núm. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
O(s) MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DOCENTE: outros processos, outras praxiologias
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado da Bahia
Resumen
A mediação praxiológica é um ato de reinvenção e (re)existência emergente na docência. Cada educador em suas singularidades experivividas na arena pública escolar, sabe os sabores e dissabores atinentes às performatividades que reverberam para uma educação “outra”. As discussões deste texto fazem parte do fórum formativo – Formação continuada e educação no sertão: diálogos e experiências em movimentos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), turma Multicampi, situada em Canudos/BA. Nessa enseada, o estudo objetivou discutir como promover os multiletramentos na perspectiva da formação docente – inicial e continuada, a partir de outras epistemologias-ontologias-metodologias adotadas. A posteriori, ilustraremos uma parcialidade de atividades mediada por praxiologias inovadoras, agenciadas nos Ensino Fundamental – anos finais, em uma escola do espaço rural do município de Monte Santo/BA. E, outrossim, a partir dos elementos da aprendizagem pelo design, buscou-se de maneira prática e interventiva, compreender como nos apropriarmos desses (re)designs entre o impresso e o digital, para (re)construir sentidos nas diversas práticas sociodiscursivas. O aporte teórico engaja-se às novas epistemologias proveniente das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos que envolvem a multiplicidade de linguagens, pluralidades e diversidade cultural. Depreendemos que essas praxiologias performativas, nos auxiliam a agirmos de dentro para fora e de fora para dentro, a partir da sala de aula, enquanto professores da Educação Básica-EB.
Citas
- BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2016. (Obra original publicada em 1977).
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018.
- CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
- CORREIA, Sarah. A menina que cavava com a caneta. Lura Editorial. 2015.
- DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 1976.
- DERRIDA, Jacques. Of Grammatology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press. 1997.
- FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
- KALANTZIS, Mary.; COPE, Bill.; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas (SP): Editora Unicamp, 2020.
- KLEIMAN, Angela. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
- LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. Coleção: Experiência e Sentido.
- LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 20-28, 2002.
- LEMKE, Jay. L. Letramento Metamidiático: Transformando Significados e Mídias.
- Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 49, v. 2, p. 455-479, Jul./Dez. 2010.
- MACIEL, Ruberval. F.; TAKAKI, Nara. H. Novos Letramentos pelos Memes: Muito além do ensino de línguas. Revista Contextuais, 2011.
- MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (orgs) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas-SP: Pontes, 2013.
- MONTE SANTO. Decreto n° 117/2019 de 27 de fevereiro de 2019. Cria e delimita as regiões administrativas do município de Monte Santo. Disponível em: <http://montesanto.ba.io.org.br/diarioOficial/download/519/1275/0>. Acesso em: 15 jan. 2022.
- NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review, 66, 60 - 92. 1996.
- PESSOA, Rosane. R.; DA SILVA, Kleber. A; DE FREITAS, Carla. C. Praxiologias do Brasil Central sobre educação linguística crítica. In: PESSOA, Rosane. R.; DA SILVA, Kleber A.; DE FREITAS, Carla.C. Praxiologias do Brasil Central Floradas de educação linguística crítica. São Paulo: Pá de Palavra, 2021. 238p.
- ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
- SILVA, Maria Jeane. S. J; et al. HQ e multiletramentos: a formação do sujeito-autor mediada por tecnologias digitais. In: ANECLETO, Úrsula. C., et al. Tecnologias digitais e (Multi)letramentos: Inflexões teórico-metodológicas para a formação do professor. Editora Mondrongo, 2020, p. 83 a 100.
- SILVA, Maria Jeane. S. J; et al. Memes e letramentos políticos: qual o papel da escola? In: SANTOS, Adriana. C.; CAVALCANTI, Maria Auxiliadora. S.; SANTOS, Nadson. A. Letramentos, ensino e práticas escolares: Abordagens e (In)completudes [Orgs.]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 147 a 169.
- STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola editorial, 2014.
- TAKAKI, N. H. Epistemologia-ontologia-metodologia pela diferença: locus transfronteira em ironia Multimodal. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n(55.2): 431-456, mai./ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/DDWjJ7PTvgW4ykxknzdNztp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 fev. 2024.
- WINDLE, Joel., et al. 2017. Por um paradigma transperiférico: uma agenda para pesquisas socialmente engajadas. Disponível em:https://www.scielo.br/j/tla/a/DDWjJ7PTvgW4ykxknzdNztp/?format=pdf&lang=pt. Acesso 11 fev. 2024.