NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS, VELHAS REJEIÇÕES ÀS MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO

Autores

Palavras-chave:

educação, formação de professores, sexualidade, gênero

Resumo

A educação escolar visa contribuir para a promoção do respeito e da cidadania entre os indivíduos. Porém, a maneira como a escola aborda questões sobre diversidade sexual e de gênero muitas vezes contribui para a manutenção de preconceito e discriminação contra minorias sexuais e de gênero. Este estudo consiste em um ensaio teórico que aborda o fenômeno da rejeição a pessoas não heterossexuais, transgêneros e/ou de gênero não normativo no contexto atual e como isso se relaciona com o modo como as discussões sobre sexualidade e gênero ocorrem no sistema educacional brasileiro, principalmente na formação de professores do ensino básico. Nele analisamos as diretrizes curriculares em vigor atualmente, perspectivas para a abordagem de tais temas no contexto escolar e paradoxos relacionados ao compromisso que a escola tem com a promoção do respeito e com a superação da discriminação contra esses grupos minoritários. Também são propostas algumas reflexões sobre perspectivas para propostas de combate à discriminação de minorias sexuais e de gênero nesse campo partindo das diretrizes curriculares para formação de professores aprovadas recentemente.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

JESUS SANTOS, J.; CERQUEIRA-SANTOS, E. NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS, VELHAS REJEIÇÕES ÀS MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 240–254, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4654. Acesso em: 19 abr. 2024.