NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS, VELHAS REJEIÇÕES ÀS MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO
Keywords:
educação, formação de professores, sexualidade, gêneroAbstract
A educação escolar visa contribuir para a promoção do respeito e da cidadania entre os indivíduos. Porém, a maneira como a escola aborda questões sobre diversidade sexual e de gênero muitas vezes contribui para a manutenção de preconceito e discriminação contra minorias sexuais e de gênero. Este estudo consiste em um ensaio teórico que aborda o fenômeno da rejeição a pessoas não heterossexuais, transgêneros e/ou de gênero não normativo no contexto atual e como isso se relaciona com o modo como as discussões sobre sexualidade e gênero ocorrem no sistema educacional brasileiro, principalmente na formação de professores do ensino básico. Nele analisamos as diretrizes curriculares em vigor atualmente, perspectivas para a abordagem de tais temas no contexto escolar e paradoxos relacionados ao compromisso que a escola tem com a promoção do respeito e com a superação da discriminação contra esses grupos minoritários. Também são propostas algumas reflexões sobre perspectivas para propostas de combate à discriminação de minorias sexuais e de gênero nesse campo partindo das diretrizes curriculares para formação de professores aprovadas recentemente.
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