O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI:

mapeando a oferta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-13

Palabras clave:

Ensino Superior, Pedagogia, formação de professores, EaD

Resumen

O estudo em tela aborda a oferta do curso de Pedagogia na modalidade a distância no âmbito do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Objetiva mapear a oferta do curso de Pedagogia pelo CEAD/UFPI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, através da revisão de literatura tanto em teses e dissertações desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI) e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFPI, como em outras fontes. Os resultados revelaram que: no curso de Pedagogia oferecido pelo CEAD/UFPI, ocorreu redução considerável na oferta e no total de matrículas ativas, sendo o mesmo panorama observado em nível nacional. Portanto, conclui-se que tanto a oferta precária como a redução no número de vagas ou a não abertura de turmas, como as condições objetivas de funcionamento, pode impactar de maneira negativa no direito de acesso ao Ensino Superior (ES) e, por conseguinte, na dimensão da Pedagogia enquanto campo formativo, considerando os desafios da formação humana na cultura do ciberespaço.

Biografía del autor/a

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC/FACED, onde estudou a racionalidade pedagógica da ação dos professores formadores, afiliando-se ao campo da epistemologia da prática profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), investigando o stress e o bournout em professores e Especialista em Educação Infantil; em Psicanálise e em Neuropsicopedagogia Institucional Clinica e Hospitalar. Durante um quadriênio foi gestora da Coordenadora de Currículo da UFPI, sendo também, Interlocutora do REUNI e presidente da Comissão Organizadora de Concursos para Docentes, assumindo por 12 anos cargo de direção na UFPI. Instituiu e organizou eventos científicos como o ENID, O SIMCOP, o CPAPE, o SERP. Coordenou o desenvolvimento de projetos tecnológicos implementando na UFPI programas de ensino e desenvolvimento tecnológico como: PROCAMPO, PARFOR, Prodocência, Ensino na Saúde e o OBEDUC. Também escreveu e fundou o Pibid, o LIFE, o Residência Pedagógica e o Pibid UFPI, os quais coordenou até dezembro de 2020. É Professora Associada, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI, bolsista Produtividade PQDT/UFPI, Editora da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc), avaliadora do INEP, membro do Comitê de Ética em Pesquisa Humana da UFPI, consultora ad hoc de revistas e agências de fomento e Lider do NIPEEPP (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional), e coordena projetos de extensão. Coordenadora do Observatório em Educação (OBEDUC) projeto financiado pela Capes. Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, vinculado à PUC/SP e do Projeto "Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teórico-científicas e prático-organizacionais" (Universal 2021). Desenvolve pesquisas em educação, cultura e cibercultura, práticas educativas, aprendizagens e formação e desenvolvimento docente, na modalidade presencial e à distância, investigando, portanto, sobre a epistemologia da vida escolar/acadêmica em loci distintos. Integra a Rede Internacional "Red de Inducción a la Docencia (RID)/Rede Inserção no Ensino, a Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (REPPED) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES), representando o Nordeste na composição da atual Diretoria (Gestão 2022-2023) e, atualmente, a Rede de Pesquisa EAD/UNIREDE.

Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação e Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas a Educação (DMTE), do Centro de Ciências da Educação, na Universidade Federal do Piauí. Atuou como docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza (LEDOC), do Campus Amílcar Ferreira Sobral, da Universidade Federal do Piauí (2018-2023). Foi Assessora de ensino, do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI). Atuou como Coordenadora de Estágio e membro do Núcleo Docente Estruturante, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza (LEDOC/CAFS). Atua no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPI), como Professora Formadora. É pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI). Atua na equipe editorial da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDUC). É avaliadora da Revista Prática Docente (RPD), Revista EPEDUC. Integra a Rede Internacional "Red de Inducción a la Docencia (RID)/Rede Inserção no Ensino. Foi Coordenadora Institucional do PIBID, na Universidade Federal do Piauí, no âmbito da CAPES. Atuou na Comissão de Governança do Programa Institucional PIBID e Residência Pedagógica da UFPI (2019-2020). Atuou como Coordenadora de Estágio Supervisionado , junto ao Departamento de Métodos e Técnicas da Educação - DMTE/CCE/UFPI (2019).Temáticas de estudo: Formação de Professores, Estágio Supervisionado, Educação a distância, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na educação, Metodologias de ensino de ciências e biologia. 

Citas

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

SANTOS ARAÚJO, Z. T.; FRANÇA-CARVALHO, A. D.; LAREMBERG ALVES CAVALCANTI, Ágata L. . O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 239–261, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7016. Acesso em: 30 jun. 2024.