Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA NO CEAD/UFPI: : mapeando a oferta

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-13
Submitted
August 30, 2023
Published
2024-04-30

Abstract

O estudo em tela aborda a oferta do curso de Pedagogia na modalidade a distância no âmbito do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Objetiva mapear a oferta do curso de Pedagogia pelo CEAD/UFPI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, através da revisão de literatura tanto em teses e dissertações desenvolvidas no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP/UFPI) e vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UFPI, como em outras fontes. Os resultados revelaram que: no curso de Pedagogia oferecido pelo CEAD/UFPI, ocorreu redução considerável na oferta e no total de matrículas ativas, sendo o mesmo panorama observado em nível nacional. Portanto, conclui-se que tanto a oferta precária como a redução no número de vagas ou a não abertura de turmas, como as condições objetivas de funcionamento, pode impactar de maneira negativa no direito de acesso ao Ensino Superior (ES) e, por conseguinte, na dimensão da Pedagogia enquanto campo formativo, considerando os desafios da formação humana na cultura do ciberespaço.

References

  1. ARAÚJO, Zilda Tizziana Santos Araújo. Aprendizagem da docência: um estudo com professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia da UFPI, na modalidade a distância. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Piauí,Teresina, 2019.
  2. ARAÚJO, Zilda Tizziana Santos; FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva. Formação de Professores a Distância e Início de Carreira: significando as aprendizagens da docência. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.
  3. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Almedina, 2011.
  4. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2021 [recurso eletrônico]. – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2023
  5. BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2020 [recurso eletrônico] – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022.
  6. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em: 20 jul. 2023
  7. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file . Acesso em: 20 jul. 2023
  8. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm . Acesso em 20 jul. 2023.
  9. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10 jul. 2023.
  10. CAVALCANTI, Ágata Laisa Laremberg Alves. Conectando saberes no curso de Pedagogia do CEAD/UFPI: um estudo netnometodológico no ambiente virtual de aprendizagem SIGAA. 232 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2020.
  11. CAVALCANTI, Ágata Laisa Laremberg Alves. O Estágio Supervisionado e a construção dos saberes docentes no âmbito da educação a distância da UFPI. 2016. 152 f.: il. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.
  12. CRUZ, J. R.; LIMA, D. da C. B. P. Trajetória da educação a distância no Brasil: políticas, programas e ações nos últimos 40 anos. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 13, e64564, p. 1-19, abr. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-19692019000100015&script=sci_arttext
  13. Acesso em: 22 jul.23
  14. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 19 ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1993.
  15. GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
  16. GIOLO. Jaime. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. RBPAE, Goiânia, v. 34, n. 1, p. 073 - 097, jan./abr. 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2447-41932018000100073&script=sci_arttext. Acesso em: 22 jul. 23
  17. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
  18. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Vozes, 1996.
  19. Plataforma Painel de Business Intelligence. Censo da Educação Superior. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNjUzZjU2YzItY2VlZC00MzcwLTk4OWYtODMzNWEyNzJkM2ZhIiwidCI6IjI2ZjczODk3LWM4YWMtNGIxZS05NzhmLWVhNGMwNzc0MzRiZiJ9 . Acesso em 10 jun. 2023.
  20. UFPI. Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia a Distância (EaD). Magistério da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Teresina: Universidade Federal do Piauí, 2011.