ESPERANÇAR A EJA

Autores/as

  • Allan Rodrigues
  • Adriano Vargas

Palabras clave:

educação de jovens e adultos, currículo

Resumen

A composição do dossiê é realizada das tessituras das esperanças que estão escritas nos textos aqui apresentados. Nesse sentido, o processo da escrita de cada texto referente ao campo da Educação de Jovens e Adultos passa por uma forma de testemunhar as esperanças que são criadas e praticadas pelo Brasil e no exterior. A testemunha, aqui, é uma metáfora para remeter uma ideia de dar sentirver sobre à presença dos estudos e pesquisas sobre a EJA e as esperanças em forma de lutas por esta modalidade educacional. Os textos selecionados para o dossiê nos ajudar compreender o estado atual dos estudos no Brasil e uma dimensão internacional como a EJA é praticada em diferentes perspectivas. Do ponto vista das políticas Educacionais e dos debates das políticas curriculares, por exemplo, podemos perceber uma fragilidade sobre o tema. Tal campo, algumas vezes é marginalizado e é descaracterizado daquilo que foi proposto pelos marcos legais das políticas públicas para EJA CF/88, da LDB 9394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA (2000)

Citas

-

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

RODRIGUES , A. .; VARGAS , A. . ESPERANÇAR A EJA. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5692. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Apresentação do Dossiê Temático

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.