Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 5 Núm. 11 (2021): Esperançar a EJA

A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo

Enviado
July 30, 2021
Publicado
2021-09-29

Resumen

Este estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição.

Citas

  1. BASEGIO, L. J; MEDEIROS, R. L. Educação de Jovens e Adultos: problemas e soluções. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
  2. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015. Disponível em link <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file> Acesso em: 27 de mai. 2020
  3. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em link: <https://www.ibge.gov.br/estat%C3%ADsticas/sociais/educacao.html>. Acesso em: 12 de dez. 2020.
  4. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em link: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 27 de mai. 2020.
  5. BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em link:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 28 de mai. 2020.
  6. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica> Acesso em: 15 de fev. 2021.
  7. BRASIL. Parecer n. 11 de maio de 2000 e Resolução CNE/CEB, n. 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000. Disponível em link: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em: 27 de mai. 2020.
  8. CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.
  9. DALLEPIANE, J. I. Pedagogo da Educação de Jovens e Adultos: ousadia e paixão no ensinar e aprender. In: SOARES; L. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
  10. DI PIERRO, M. C. Luta social e reconhecimento jurídico do Direito Humano dos jovens e adultos à educação. Educação. (UFSM), v. 33, p. 395-410, 2008.
  11. FARIAS, A. F. O processo de formação inicial de professores dos anos iniciais da EJA: uma análise do Curso de Pedagogia das Universidades Estaduais de São Paulo. 179p. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, SP, 2016.
  12. FONTOURA, H. A. MARIA, L. S. S. Docência Inicial Em Educação de Jovens e Adultos e a Potência da Narrativa Como Dispositivo de Formação. Educação & Formação. v. 3, p. 118-137, 2018.
  13. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
  14. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  15. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  16. IFSP. PDI 2019-2023. São Paulo: IFSP, 2019.
  17. IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Boituva. São Paulo: IFSP, 2019.
  18. IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Campos do Jordão. São Paulo: IFSP, 2019.
  19. IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Jacareí. São Paulo: IFSP, 2017.
  20. IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Presidente Epitácio. São Paulo: IFSP, 2019.
  21. IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Sorocaba. São Paulo: IFSP, 2019.
  22. MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.2, n.2-3, p. 161-174, jan/dez. 2008.
  23. MARQUES, D. T.; PACHANE, G. G. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 36, p. 01-16, 2010.
  24. PAULA, C.; OLIVEIRA, M. Educação de Jovens e Adultos: a educação ao longo da vida. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
  25. SOARES, L. As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de EJA. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 303-322, 2011.
  26. SOARES, L; PEDROSO, A. P. F. Formação de educadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 251-268, 2016.
  27. SOARES, L. O educador de jovens e adultos em formação. Educação em Revista (UFMG. IMPRESSO), v. 47, p. 83-100, 2008.