A EJA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
análise dos cursos de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Formação inicial, Licenciatura em PedagogiaAbstract
Este estudo insere-se no campo de pesquisa sobre formação de professores e procura discutir a formação inicial do pedagogo para a atuação na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse tema é pouco abordado nas pesquisas acadêmicas e necessita ser discutido, visto que a EJA exige do educador conhecimentos específicos. Ainda, tendo em vista a importância dessa modalidade para a garantia de uma educação de qualidade para todos, essa pesquisa tem como objetivo analisar o espaço que a EJA ocupa nos cursos de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Para isso, coletamos e analisamos informações presentes nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em vigência nos campi de Boituva, Campos do Jordão, Jacareí, Presidente Epitácio e Sorocaba. Sendo assim, este estudo é de abordagem qualitativa, viabilizado por meio de análise documental. Evidenciou-se a preocupação dos cursos em garantir a presença e o espaço da modalidade no processo de formação inicial do pedagogo, em maior ou menor grau, a depender de cada campus. No entanto, nossos resultados apontam que, apesar de estar presente e ser discutida, o estudo teórico e prático acerca modalidade pode ser ampliado nos cursos da instituição.
References
BASEGIO, L. J; MEDEIROS, R. L. Educação de Jovens e Adultos: problemas e soluções. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015. Disponível em link <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file> Acesso em: 27 de mai. 2020
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em link: <https://www.ibge.gov.br/estat%C3%ADsticas/sociais/educacao.html>. Acesso em: 12 de dez. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em link: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 27 de mai. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2008. Disponível em link:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 28 de mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Disponível em: <http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica> Acesso em: 15 de fev. 2021.
BRASIL. Parecer n. 11 de maio de 2000 e Resolução CNE/CEB, n. 1, de 5 de julho de 2000. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2000. Disponível em link: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf>. Acesso em: 27 de mai. 2020.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.
DALLEPIANE, J. I. Pedagogo da Educação de Jovens e Adultos: ousadia e paixão no ensinar e aprender. In: SOARES; L. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
DI PIERRO, M. C. Luta social e reconhecimento jurídico do Direito Humano dos jovens e adultos à educação. Educação. (UFSM), v. 33, p. 395-410, 2008.
FARIAS, A. F. O processo de formação inicial de professores dos anos iniciais da EJA: uma análise do Curso de Pedagogia das Universidades Estaduais de São Paulo. 179p. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, SP, 2016.
FONTOURA, H. A. MARIA, L. S. S. Docência Inicial Em Educação de Jovens e Adultos e a Potência da Narrativa Como Dispositivo de Formação. Educação & Formação. v. 3, p. 118-137, 2018.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
IFSP. PDI 2019-2023. São Paulo: IFSP, 2019.
IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Boituva. São Paulo: IFSP, 2019.
IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Campos do Jordão. São Paulo: IFSP, 2019.
IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Jacareí. São Paulo: IFSP, 2017.
IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Presidente Epitácio. São Paulo: IFSP, 2019.
IFSP. Projeto Pedagógico de Curso Campus Sorocaba. São Paulo: IFSP, 2019.
MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.2, n.2-3, p. 161-174, jan/dez. 2008.
MARQUES, D. T.; PACHANE, G. G. Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 36, p. 01-16, 2010.
PAULA, C.; OLIVEIRA, M. Educação de Jovens e Adultos: a educação ao longo da vida. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
SOARES, L. As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de EJA. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 303-322, 2011.
SOARES, L; PEDROSO, A. P. F. Formação de educadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 251-268, 2016.
SOARES, L. O educador de jovens e adultos em formação. Educação em Revista (UFMG. IMPRESSO), v. 47, p. 83-100, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.