Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Unidade Universitária de Paraníba.
Este artigo busca refletir sobre a organização do trabalho docente com os conteúdos escolares a fim de promover o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes. Parte da necessidade de superar a base ainda prevalecente em grande medida no ensino escolar brasileiro, que tem como característica a formação do pensamento empírico, prático-utilitário, uma vez que os conceitos são trabalhados de modo superficial, reprodutivo, na observação de objetos e fenômenos. Planejar as ações pedagógicas visando o desenvolvimento do pensamento teórico encontra na Psicologia Histórico-Cultural referencial teórico que possibilita aos professores a organização intencional da prática pedagógica, baseada no conceito de atividade de ensino, tendo em conta o desenvolvimento integral dos educandos durante o processo de aprendizagem, promovendo a consciência não ingênua. Logo, esta pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, teórico-conceitual, aponta considerações a respeito da organização do trabalho pedagógico sob a compreensão histórico-cultural de desenvolvimento humano, o que exige do professor intencionalidade, atingida por meio de conhecimento teórico-metodológico consistente.
Citas
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