Docente da Universidade Federal do Acre (UFAC), Campus Floresta, Cruzeiro do Sul. Doutor em Biologia Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal (Conceito 6), área de concentração em Biologia Estrutural, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP/IBILCE. Coordenador do Laboratório de Biologia Animal da Universidade Federal do Acre - Campus Floresta, onde desenvolve projetos com inventariamento da biodiversidade animal no extremo ocidente Amazônico. Atua nas áreas de inventariamento de herpetofauna, reprodução e manejo de animais silvestres, morfologia e morfometria de grupos recentes, anatomia e fisiologia animal, biologia celular, genética, hematologia e ecotoxicologia.
Os quelônios, também conhecidos como bichos de casco, são frequentemente utilizados para consumo de subsistência em comunidades tradicionais. Na Reserva Extrativista Riozinho da Liberdade, Acre, o uso de quelônios na alimentação é comum, entretanto, o uso indiscriminado pode acarretar reduções irreversíveis nas populações naturais. Neste contexto, a educação ambiental se apresenta como uma ferramenta eficaz para a implantação de ações de conservação desses animais em comunidades tradicionais. O presente trabalho teve como objetivo promover a sensibilização e conscientização ambiental dos participantes da Reserva, por meio da utilização de atividades de educação ambiental, a fim de induzir uma mudança de comportamento com relação ao uso dos recursos naturais. Foram desenvolvidas várias atividades nas escolas da comunidade, para estimular a reflexão dos participantes sobre suas ações e consequentes impactos destas no ambiente, possibilitando a futura adoção de medidas que visem o consumo sustentável e conservação da biodiversidade local.
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