<b>LICENCIANDOS, FORMADORES E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS EM PRÁTICAS NO ESTÁGIO</b>

Autores/as

  • Valéria Risuenho Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • Maricilda Nazaré Raposo de Barros
  • Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

Palabras clave:

Professores em Formação Inicial – Professores da Educação Básica – Saberes da docência

Resumen

Este artigo trata da formação inicial de professores e se propõe a discutir as potencialidades de interlocução entre atores da formação inicial e professores que atuam na formação continuada de professores alfabetizadores. Para tanto, apropria-se de uma concepção de formação na perspectiva da necessidade de saberes que coadunem a experiência, o conhecimento e os saberes pedagógicos. Como parte empírica, discute-se excertos de uma oficina realizada no âmbito da disciplina Estágio Temático, com ênfase na matemática, para uma turma de alunos do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Os excertos analisados indicam potencialidades do diálogo entre professores em formação inicial e professores que atuam na formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Belém.

Biografía del autor/a

Valéria Risuenho Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Educação em Ciências e Matmeática pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Docente do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências,  Matemática e Linguagens  da Faculdade de Educação Matemática e Científica do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará/

Citas

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Publicado

2018-06-02

Cómo citar

MARQUES, V. R.; RAPOSO DE BARROS, M. N.; RODRIGUES DE LUCENA, I. C. &lt;b&gt;LICENCIANDOS, FORMADORES E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: DIÁLOGOS EM PRÁTICAS NO ESTÁGIO&lt;/b&gt;. Communitas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 23–40, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1607. Acesso em: 17 jul. 2024.