MAPEAMENTO DAS MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE RIO BRANCO/AC A PARTIR DA VIGÊNCIA DO FUNDEB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-20

Keywords:

Educação infantil; Financiamento da educação; Fundeb; Rio Branco; Acre.

Abstract

O presente estudo discute aspectos acerca da temática financiamento da educação, tomando como objeto de análise o mapeamento das matrículas na Educação Infantil, que compreende creches e pré-escolas, no município de Rio Branco/AC, a partir da inclusão dessa etapa no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação (Fundeb), entre os anos de 2007, 2013 e 2019. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, cujas principais fontes são as legislações educacionais, artigos acadêmicos e os dados das matrículas do Laboratório de Dados Educacionais da UFPR. Como resultados, constatou-se haver uma expressiva expansão das matrículas nas creches, bem como na pré-escola, especialmente na rede municipal. Entretanto, tal crescimento ainda não corresponde a uma suficiência com vistas à universalização do acesso à Educação Infantil. Assim, avista-se que ainda se tem um longo percurso pela frente, de embates, lutas e disputas, para que a Educação Infantil alcance a sua universalização nos termos da meta do Plano Nacional de Educação - PNE.

Author Biographies

Sileide Maria Maia da Silva, Universidade Federal do Acre

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre – PPGE/UFAC.

Adão Rogério Xavier Silva, Universidade Federal do Para

Doctoral Student in Education at the Postgraduate Program in Education in the Amazon (PGEDA) Rede/EDUCANORTE, at the Federal University of Pará (UFPA). Member of the Center for Studies and Research in Educational Policy, Management and Education Financing at the Federal University of Acre (UFAC).

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Published

2022-08-04

How to Cite

MAIA DA SILVA, S. M. .; XAVIER SILVA, A. R. MAPEAMENTO DAS MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE RIO BRANCO/AC A PARTIR DA VIGÊNCIA DO FUNDEB. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 263–272, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-20. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5957. Acesso em: 17 aug. 2024.

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