Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: experiências formativas em educação ambiental

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-24
Enviado
outubro 21, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

A atual sociedade apresenta um quadro de avanços tecnológicos, ao passo do aumento contundente das desigualdades sociais. Neste sentido, devemos nos ater às questões que envolvem agressões ao meio ambiente que ocorrem desordenadamente, ameaçando todo planeta e, consequentemente, todos os seres vivos. O estudo objetiva descrever os limites e as possibilidades das experiências de educação ambiental voltadas à EJA e suas relações com a Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter empírico-analítico, com abordagem qualitativa (Minayo, 2013), levando em consideração a subjetividade dos sujeitos nas diferentes situações imersas no contexto social. Com as práticas didáticas dos docentes da EJA sobre Educação Ambiental e refletindo sobre as percepções dos discentes, percebemos os desafios em adotar novos aprendizados englobando ações educativas de forma contextualizada com o modo de vida dos sujeitos envolvidos, dispondo a sensibilização e o compromisso acerca da relevância de se proteger o meio ambiente.

 

Referências

  1. ABRELPE – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. São Paulo, 2016. Ambiente. Madrid: Grupo Anaya, 2001. p.390. Disponível em: http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-sólidos. Acesso em: 30 de out. 2017.
  2. ACARAPE. Lei Orgânica Municipal. Acarape-CE, 1990.
  3. ACARAPE. Lei nº 237, de 03 de julho de 2001. Dispõe sobre a conservação do patrimônio ambiental do município de Acarape e dá outras providências. Acarape, 2001. Disponível em https://acarape.ce.gov.br/leis.php?id=507. Acesso em: 10 out 2023.
  4. PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAPE. Secretaria de Infraestrutura. Disponível em: https://acarape.ce.gov.br/acessoainformacao.php. Acesso em: 12 out 2019.
  5. BRASIL. Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União, Brasília, 2010.
  6. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 1996.
  7. BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano- compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
  8. BURMAN, A. Estudo crítico do licenciamento ambiental municipal no Estado do Rio Grande do Sul. 2012. 101f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2012.
  9. CEARÁ. Resolução COEMA nº 01/2016. Ceará, 2016. Disponível em https://www.sema.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/36/2018/11/Licenciamento-Ambiental.pdf. Acesso em: 30 de jun. 2019.
  10. COELHO, M. G. et al. Contaminação das águas do lençol freático por disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em Uberlândia-MG/Brasil. XXVIII Congresso Internacional de Engenharia Sanitária y Ambiental. Cancún, México. 2012.
  11. FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog. 97 (247). Sep-Dec 2016; DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?lang=pt. Acesso em: 30 de jun. 2019.
  12. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
  13. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
  14. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html. Acesso em: 30 de jun. 2019.
  15. JACOBI, P. R.; BESEN, G. R. Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. V. 25, n.71, p. 135-158, 2011.
  16. LOUREIRO, C. F. B.; KAPLAN, L. Análise crítica do discurso do programa nacional de formação de educadoras(es) ambientais - Profea: pela não desescolarização da educação ambiental. vol. 27, n.2, Belo Horizonte, 2011.
  17. MACHADO, P. A. L. Direito ambiental brasileiro. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
  18. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  19. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed., São Paulo: Hucitec, 2014.
  20. PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. A investigação em educação numa perspectiva transdisciplinar. Indagatio Didactica, v. 8, n. 3, p. 8-22, out. 2016.
  21. PANIAGO, R. N.; SARMENTO, T. Didática e prática de ensino no contexto político contemporâneo: Cenas da educação brasileira (pp. 2192-2203). In: XVIII Congresso Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Anais. 2016. Disponível em: https://www.andipe.com.br/_files/ugd/fd8b07_fcccb6104f454310b023bff34514317f.pdf. Acesso em: 30 de jun. 2019.
  22. PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de professores: unidade teoria e prática? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  23. SANTOS, E. S. A ética de adolescentes de Manaus diante de dilemas socioambientais na Amazônia. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil. 2016. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5241. Acesso em: 08 de abr. 2019.
  24. SÁEZ, N. R; GARCIA, J. M. R; FUENTES, E. D. Ciências de la tierra y del médio ambiente. Madrid: Grupo Anaya, 2001. p. 390. Disponível em: http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-sólidos. Acesso em: 30 de out. 2017.
  25. XAVIER, A. R. et al. Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. EDUCA. Revista Multidisciplinar em Educação, [S.l.], v. 8, p. 1-19, jan. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4627/3815. Acesso em: 13 de jan. 2022.