PERGUNTAMOS:

do que as crianças mais gostam na escola?

Autores

  • Marcelo Oliveira da Silva Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-13

Palavras-chave:

Pedagogia, Educação Infantil, Estágio, Infâncias.

Resumo

O texto analisa as percepções de crianças sobre suas rotinas nas escolas de Educação Infantil, destacando suas preferências e descontentamentos por meio de entrevistas e desenhos. O autor, professor de estágio da Universidade Federal de Pelotas, enfatiza a importância do estágio na formação das estagiárias, como uma oportunidade para refletir sobre sua futura atuação docente. O texto critica a dicotomia entre teoria e prática, defendendo uma abordagem que integre observação e escuta das crianças como sendo fundamental para o aprendizado contínuo das educadoras. O texto também aborda as diferenças entre infâncias contemporâneas e passadas, ressaltando os desafios da tecnologia e a falta de contato com a natureza. A partir das respostas e das discussões realizadas, as estagiárias notaram a importância do brincar livre e da interação social, evidenciando práticas que muitas vezes não favorecem o desenvolvimento infantil. Por fim, o texto conclui que a escuta ativa das crianças deve ser priorizada para criar um ambiente de aprendizagem mais respeitoso e significativo.

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Biografia do Autor

Marcelo Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação e professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

SILVA, Marcelo Oliveira da. PERGUNTAMOS:: do que as crianças mais gostam na escola? . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 243–265, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8037. Acesso em: 14 jun. 2025.

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