REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-3

Palavras-chave:

Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Educação Física escolar

Resumo

O texto objetiva apresentar reflexões acerca das aulas de Educação Física escolar e os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, utilizou-se como metodologia uma revisão bibliográfica, também chamada revisão de literatura, a qual envolve a análise e síntese de diversas fontes bibliográficas. Na pessoa com TEA, percebem-se certas limitações que dificultam a organização de pensamentos e ações, dificuldade de interação e comunicação social, e ainda a repetição de movimentos, comportamentos e interesses, o que pode dificultar o processo de adaptação às atividades e ao ambiente escolar. Mas, a Educação Física escolar contribui com o desenvolvimento do aluno com TEA, pois pode proporcionar a melhoria das habilidades motoras, sociais e de competências para a vida diária. Dessa forma, concluímos que a Educação Física escolar apresenta caminhos que auxiliam no aprimoramento dos alunos com TEA junto a uma equipe multiprofissional.

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Biografia do Autor

Antônio Antunes Coimbra Araújo Pedrosa, Universidade Aberta do Brasil

Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação em Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (Uab) polo Maranguape. Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE).

Eliakim Zvi Cosme Kosmann Gadelha, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: corpo, cultura e sociedade (IFCE). Professor da Secretaria Municipal de Fortaleza (SME).

Symon Tiago Brandão de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE-UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Corponexões: Corpo, Cultura e Sociedade (IFCE).

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

PEDROSA, Antônio Antunes Coimbra Araújo; GADELHA, Eliakim Zvi Cosme Kosmann; SOUZA, Symon Tiago Brandão de. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 45–61, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-3. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8026. Acesso em: 19 jun. 2025.

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