O PNAIC EM UM CONTEXTO HISTÓRICO-CRÍTICO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação; PNAIC; formação docente; políticas públicas.

Resumo

Esta pesquisa traz como um dos objetivos, analisar a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC- na condição de política pública recente para a formação de professores no Brasil. Utilizamos a perspectiva histórico-crítica e seus desdobramentos na dialética materialista a partir de autores, a saber: Marx e Engels (1998), Saviani (1993, 2012), Nosella e Frigotto (2012). Entre nossos questionamentos destaca-se: sob qual perspectiva política e pedagógica o programa foi pensado? Que constructos históricos justificam esta proposta de formação docente no Brasil recente? Quais foram os pontos consensuais que precisam ser avaliados? Nos aspectos metodológicos, utilizamos observação, documentos oficiais e não oficiais, módulos de formação, entrevistas, entre outros. A pesquisa evidenciou a apropriação fragmentada e oportunista do sistema político educacional ante as tendências pedagógicas difundidas historicamente no Brasil.

Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia UNIR

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo e Historiador. Professor, pesquisador e extensionista do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (DECED/UNIR) - Campus Porto Velho. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa EDUCA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2687-6575 - E-mail: josemirbh@gmail.br 

Referências

BARROS, J. A. A experiência formativa com leitura de professoras alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Ilhéus/BH, 2015. (Dissertação de Mestrado).
DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o
processo educativo; uma reexposição. 3.ed. São Paulo: Nacional, 1959.
FILHO, Lourenço. Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da Pedagogia contemporânea. Rio de Janeiro: Edições melhoramentos, 1978
FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Educação e crise do trabalho. Rio de Janeiro: Editora vozes, 2012. 25-54
MARX, K. ENGELS, F. Manifesto Comunista: comentado por Chico Alencar. Rio de Janeiro: Os Visionautas, 1998.
MONARCHA, C. Lourenço Filho: coleção educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana, 2010.
NOSELLA, P. A escola brasileira no final do século: um balanço. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Educação e crise do trabalho. Rio de Janeiro: Editora vozes, 2012. 166-188
NUNES, C. Anísio Teixeira entre nós: A defesa da educação como direito de todos. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4203.pdf>. Acesso em: 18 Jan. 2018.
RIBEIRO, A. M. Darcy Ribeiro e o enigma Brasil: um exercício de descolonização epistemológica. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/se/v26n2/v26n2a03.pdf >. Acesso em: 23 Jan. 2018.
RÖHRS, H. Maria Montessori: coleção educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana, 2010.
SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Editores associados, 1993.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores associados, 2011.
SILVA, P. A. D. MACIEL, A. C. Concepções Pedagógicas e políticas educacionais em Rondônia entre 1995 e 2010. In: BRASILEIRO, T. S.A. MACIEL, A. C. FRANÇA, R. F. C. (orgs.). Política educacional e formação docente na fronteira amazônica. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora CRV, 2014.
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
WESTBOOK, R. B. John Dewey: coleção educadores. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana, 2010.
__________. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e dos Educadores (1959): Recife: Fundação Joaquim Nabuco/ Editora Massangana, 2010.
PEREIRA, A. J. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino da geometria espacial no ciclo de alfabetização. Bauru/SP. (Dissertação de Mestrado).
__________. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Cadernos do PNAIC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/itemlist/category/3-cadernos-do-pnaic>. Acesso em: 20 Jan. 2018.
__________.Histórico PNAIC. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/historico-pnaic>.Acesso em 22 Jan. 2018.
__________.Legislação do PNAIC 2017. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/legislacao-do-pnaic-2017 > Acesso em: 02 Fev. 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

CÂNDIDO MATIAS, J.; ALMEIDA BARROS, J. O PNAIC EM UM CONTEXTO HISTÓRICO-CRÍTICO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 395–406, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4429. Acesso em: 28 mar. 2024.