O PNAIC EM UM CONTEXTO HISTÓRICO-CRÍTICO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL

Palavras-chave: Educação; PNAIC; formação docente; políticas públicas.

Resumo

Esta pesquisa traz como um dos objetivos, analisar a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -PNAIC- na condição de política pública recente para a formação de professores no Brasil. Utilizamos a perspectiva histórico-crítica e seus desdobramentos na dialética materialista a partir de autores, a saber: Marx e Engels (1998), Saviani (1993, 2012), Nosella e Frigotto (2012). Entre nossos questionamentos destaca-se: sob qual perspectiva política e pedagógica o programa foi pensado? Que constructos históricos justificam esta proposta de formação docente no Brasil recente? Quais foram os pontos consensuais que precisam ser avaliados? Nos aspectos metodológicos, utilizamos observação, documentos oficiais e não oficiais, módulos de formação, entrevistas, entre outros. A pesquisa evidenciou a apropriação fragmentada e oportunista do sistema político educacional ante as tendências pedagógicas difundidas historicamente no Brasil.

Biografia do Autor

Josemir Almeida Barros, Universidade Federal de Rondônia UNIR

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Educação. Pedagogo e Historiador. Professor, pesquisador e extensionista do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (DECED/UNIR) - Campus Porto Velho. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa EDUCA. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2687-6575 - E-mail: josemirbh@gmail.br 

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Publicado
2020-12-15
Como Citar
CÂNDIDO MATIAS, J.; ALMEIDA BARROS, J. O PNAIC EM UM CONTEXTO HISTÓRICO-CRÍTICO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO NO BRASIL. Communitas, v. 4, n. 8, p. 395-406, 15 dez. 2020.