POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?

Autores

Palavras-chave:

Cidadania; Ensino; Estudante; Trânsito.

Resumo

Este texto propõe a possibilidade de construção do conhecimento sobre o trânsito a partir do espaço escolar como um meio para formar uma sociedade mais consciente. O objetivo é refletir sobre a educação para o trânsito como contribuição para a formação cidadã. A sustentação teórico-metodológica do presente estudo está pautada em estudos bibliográficos e documentais, considerando a legislação vigente, bem como pesquisadores que podem auxiliar nas reflexões. Quanto aos resultados, apresentam-se as possibilidades de desenvolver este tema na escola, trabalhando as regras, os valores e o respeito ao próximo nas questões de convivência tanto no espaço escolar como além deste. Neste sentido, o enfoque não é propor uma disciplina específica sobre educação para o trânsito, mas incluir este conhecimento a partir da ideia de que todos fazem parte deste contexto. Com isso, vai-se além das questões relativas às regras de circulação, resgatando o sentimento de cidadania e comprometimento nas relações sociais.

 

Referências

AMBEV. Retrato da Segurança Viária 2017. 2017. Disponível em: https://www.ambev.com.br/conteudo/uploads/2017/09/Retrato-da-Seguran%C3%A7a-Vi%C3%A1ria_Ambev_2017.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9503.htm. Acesso em: 15 mar. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC; SEF, 1997a.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC; SEF, 1997b.

BRASIL. Resolução Contran Nº 277 de 28/5/2008. 2008. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=108959. Acesso em: 15 mar. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: file:///D:/Documentos%20Usuario/Desktop/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 3 abr. 2020.

CALLAI, Helena Copetti. A questão da cidadania nas séries iniciais. In: CALLAI, Helena Copetti; TOSO Cláudia Eliane Ilgenfritz (org.). Diálogos com professores: cidadania e práticas educativas. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.

CARRASCO, Lucia H. M.; KLÜSENER, Renita. A matemática na educação para o trânsito: uma oportunidade para discutir a transversalidade. In: FILIPOUSKI, Ana Mariza R. et al. (org.). Trânsito e educação: itinerários pedagógicos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

HOFFMANN, Maria Helena; LUZ FILHO, Silvio Serafim da. A educação como promotora de comportamentos socialmente significativos no trânsito. In: HOFFMANN, Maria Helena; CRUZ, Roberto Moraes; ALCHIERI, João Carlos. Comportamento humano no trânsito. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

KIEFER, Josefina Giacomini. A educação a distância como apoio à implantação de um trânsito cidadão: a experiência da cidade de São Paulo. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

PORTAL DA CRIANÇA SEGURA. Conheça os dados sobre acidentes. 2018. Disponível em: http://criancasegura.org.br/dados-de-acidentes/. Acesso em: 26 mar. 2020.

PORTAL DO PROFESSOR. Prêmio professores do Brasil: síntese da experiência. 2007. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016233.pdf. Acesso em: 26 mar. 2020.

PIAGET, Jean. O desenvolvimento moral segundo Piaget. Disponível em: https://colegiolectus.com.br/o-desenvolvimento-moral-segundo-piaget/. Acesso em: 7 abr. 2020.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. 1 ed. Tradução de Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SCHÄFFER, Neiva Otero. Geografia, trânsito e cidadania. In: FILIPOUSKI, Ana Mariza R. et al. (org.). Trânsito e educação: itinerários pedagógicos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

TOSO, Cláudia Eliane Ilgenfritz. Criança, espaço, tempo e construção do conhecimento. In: CALLAI, Helena Copetti; TOSO, Cláudia Eliane Ilgenfritz (org.). Diálogos com professores: cidadania e práticas educativas. Ijuí: Editora Unijuí, 2015.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência 2014, os jovens do Brasil. Brasília: Secretaria-Geral da Presidência da República, 2014.

WHO. World Health Organization. Global status report on road safety 2015. 2015. Disponível em: http://www.who.int/violence_injury_prevention/road_safety_status/2015/en/. Acesso em: 26 mar. 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

SCHNEIDER, E. J. POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 294–308, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4256. Acesso em: 19 abr. 2024.