Demanda Contínua
v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI
POR QUE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA ESCOLA?
UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
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Enviado
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agosto 11, 2020
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Publicado
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2020-12-15
Resumo
Este texto propõe a possibilidade de construção do conhecimento sobre o trânsito a partir do espaço escolar como um meio para formar uma sociedade mais consciente. O objetivo é refletir sobre a educação para o trânsito como contribuição para a formação cidadã. A sustentação teórico-metodológica do presente estudo está pautada em estudos bibliográficos e documentais, considerando a legislação vigente, bem como pesquisadores que podem auxiliar nas reflexões. Quanto aos resultados, apresentam-se as possibilidades de desenvolver este tema na escola, trabalhando as regras, os valores e o respeito ao próximo nas questões de convivência tanto no espaço escolar como além deste. Neste sentido, o enfoque não é propor uma disciplina específica sobre educação para o trânsito, mas incluir este conhecimento a partir da ideia de que todos fazem parte deste contexto. Com isso, vai-se além das questões relativas às regras de circulação, resgatando o sentimento de cidadania e comprometimento nas relações sociais.
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