NARRATIVAS DE PROFESSORAS

EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE CENTRALISMO CURRICULAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.1-25

Palabras clave:

Narrativas. Educação-formação continuada. Performatividade.

Resumen

O artigo foi construído a partir de um recorte das narrativas explicitadas em uma pesquisa desenvolvida no período 2017-2018 com professoras da rede municipal de educação do município de Rio Branco – Acre. É resultante de uma abordagem qualitativa de pesquisa, em que as fontes de informação foram professoras reunidas em um grupo focal, para narrarem suas percepções a respeito dos seus processos de educação/formação continuada. Participaram do grupo nove professoras, com idade entre 25 a 41 anos e tempo variável de efetivo exercício na profissão docente. O objetivo que norteou a pesquisa foi o de analisar narrativas de professoras sobre aspectos da educação/formação continuada que tiveram a oportunidade de participar, evidenciando as lógicas de organização e compreensão que perpassaram os processos orientadores da educação/formação da década recortada.  A base teórica que orientou o estudo foi Benjamin (1985); Hall (1997); Bragança (2012); Ball (2005; 2002). Argumentamos, embasadas pelas narrativas das professoras, que nos percursos de educação/formação continuada são predominantes lógicas que estreitam a compreensão do que é ser professor, orientados pela perspectiva da performatividade e do gerenciamento dos resultados do trabalho do professor e da escola.

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Publicado

2020-06-05

Cómo citar

Pessoa, V. I. F., & Lopes, A. A. L. . (2020). NARRATIVAS DE PROFESSORAS: EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE CENTRALISMO CURRICULAR. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(1). https://doi.org/10.29327/210932.8.1-25

Número

Sección

ARTIGOS