Sobre a voz de sucesso midiático

uma análise da construção discursiva do sucesso de Ana Castela na revista Veja

Autores

Palavras-chave:

Discurso de sucesso. Voz de sucesso. Revista Veja. Ana Castela. Estética vocal.

Resumo

Este artigo possui o objetivo de examinar a discursividade investida na fabricação da voz do sucesso midiático, no procedimento interpretativo em um recorte da seguinte matéria da revista Veja “Ana Castela, estrela do ‘agronejo’: ‘Hoje quem manda é a mulher’” (Capuano, 2023). Para tanto, utiliza-se do aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso, a partir da qual são recenseadas, de maneira contribuitiva tanto para esta pesquisa quanto para outras com objetos e escopos similares, as noções de condições de produção, formação discursiva e interdiscurso. Como resultado desta investigação, espera-se lançar luz ao entendimento de como as vozes do sucesso midiático tornam-se ponte para o processo recursivo de criação de mais vozes de sucesso, ao mesmo tempo, criando uma estética da voz de sucesso.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares , Universidade Federal do Tocantins, Tocantins - Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor adjunto no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisador bolsista de produtividade do CNPq.

Referências

ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: ADORNO, T. W. Textos escolhidos. Trad. Luiz João Baraúna e João Marcos Coelho. São Paulo: Editora Nova Cultural,1999.

ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

CAPUANO, Amanda. Ana Castela, estrela do ‘agronejo’: ‘Hoje quem manda é a mulher’. VEJA, 2023. Disponível em: Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/o-som-e-a-furia/ana-castela-estrela-do-agronejo-hoje-quem-manda-e-a-mulher/. Acesso em: 21 ago. 2023.

CARDOZO, A. O. L. O discurso feminista e a concepção de feminino na psicanálise: reflexões acerca de “O segundo sexo” de Simone de Beauvoir Tese de Doutorado (Doutorado em Ciências da Linguagem) Tubarão, SC, Universidade do Sul de Santa Catarina, 2014.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. 2.ed. Trad. ngela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2015.

FOUCAULT, M. A Verdade e as formas jurídicas. Trad. Roberto Machado et. al. 3 ed. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2002.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.

ORLANDI, E. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 12 ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2015.

LEFEBVRE. H. Marxismo: uma breve introdução. Trad. William Lagos. Porto Alegre: L&PM, 2017.

MININNI, G. Psicologia cultural da mídia. Trad. Mario Bresighello. São Paulo: A Girafa Editora: Edições SESC SP, 2008.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Marianiet al. 4 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010. p. 75-116.

PÊCHEUX, Michel. Língua, linguagem, discurso. In: PIOVEZANI, C; SARGENTINI, V. (orgs.). Legados de Michel Pêcheux inéditos em análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.

SÁ, S. M. A. P. Música eletrônica, DJs e consumo. In: BARROS FILHO, C.; CASTRO, G. (orgs.). Comunicação e práticas de consumo. São Paulo: Saraiva, 2007.

SOARES, T. B.; BOUCHER, D. F. A estética do sucesso vocal: discursos engendrados na construção de vozes de sucesso midiático. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 101–118, 2020. DOI: 10.5007/2175-7917.2020v25n2p101. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2020v25n2p101. Acesso em: 21 ago. 2023.

SOARES, T. B.; PIOVEZANI, C. A voz do sucesso: um gesto de leitura dos dizeres acerca da voz na mídia. Revista Linguasagem, São Carlos, v.28, n.1, jan./jun. 2018, p. 135-147. Disponível em: https://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/395. Acesso em: 21 ago. 2023.

SOARES, T. B. Discurso do Sucesso: sentidos e sujeitos de sucesso no Brasil contemporâneo. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), [S. l.], v. 45, n. 3, p. 1082–1091, 2016. DOI: 10.21165/el.v45i3.658. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/658. Acesso em: 26 ago. 2023.

SOARES, T. B. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.

SOARES, T. B. Vozes do sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea. Tese de Doutorado (Doutorado em Linguística). São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 2018a.

SOARES, T. B. Percurso Linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018b.

SOARES, T. B. Uma análise dos dizeres sobre a voz de sucesso midiático. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, v. 62, n. 00, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8654477. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8654477. Acesso em: 27 set. 2023.

SOARES, T. B. Sentidos da voz: usos na oratória, na filosofia, na psicanálise e na mídia. Iguatu, CE: Quipá Editora, 2021.

SOARES, T. B. Analyse du discours et theorie critique: Une rencontre au travers des Médias comme objet commun. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 21, n. 38, p. 128-147, jan.-abr. 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/palimpsesto/article/view/64926. Acesso em: 29 ago. 2023.

SOARES, T. B. Estados da voz de sucesso: discursividades presentes no jornal “O Estado de S. Paulo”. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 9–26, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/45792. Acesso em: 21 ago. 2023.

WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicação dos direitos da mulher. Trad. Celina Vergara. São Paulo: Lafonte, 2021.

MAIORES VOZES DA MÚSICA BRASILEIRA. Rollingstone, 2012. Disponível em: http://rollingstone.uol.com.br/listas/100-maiores-vozes-da-musica-brasileira/ze-ramalho. Acesso em: 21 ago. 2015.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Soares , T. B. . (2024). Sobre a voz de sucesso midiático: uma análise da construção discursiva do sucesso de Ana Castela na revista Veja. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7337