Conhecimento científico versus o senso comum
uma abordagem coerente ou errônea?
Palavras-chave:
Senso comum, Conhecimento científicoResumo
O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre o processo hegemônico do conhecimento científico em relação ao senso comum, contribuindo para a discussão existente sobre essa temática, bem como para a realização de novas pesquisas. Além disso, busca-se também promover a reflexão sobre os diferentes saberes epistemológicos que permeiam nossa vida cotidiana, acadêmica e profissional. Baseia-se na literatura estudada na disciplina de Fundamentos Epistemológicos do Mestrado em Letras e Letras da Universidade Federal do Acre – UFAC, com aporte em autores como: Souza (1989; 2008), Freire (1996), Morin (2000), dentre outros. Como metodologia, optamos pela revisão bibliográfica, numa perspectiva crítica, a partir de textos publicados em periódicos disponíveis on-line. Como resultado se obteve que há uma forte interseção na importância do conhecimento científico, caracterizado na perspectiva da ciência como verdade absoluta e inquestionável. No entanto, a literatura nos convida a repensar a produção do conhecimento ao romper com o paradigma dominante e reconhecer que os cientistas fazem parte de uma comunidade que utiliza constantemente o conhecimento derivado do senso comum. Apesar do poder dado à ciência pela própria ciência, ela não deve ser considerada como verdade absoluta e final.
Palavras-chaves: Senso comum; Conhecimento científico; Saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.