Do monopólio ao pluralismo
uma análise de mercado religioso de Imperatriz, Maranhão - o caso do segmento neopentecostal
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.8.1-6Palavras-chave:
Mercado Religioso, Pluralismo Religioso, NeopentecostalismoResumo
Este texto apresenta uma análise do cenário religioso da cidade de Imperatriz, Maranhão, com objetivo de mostrar como a liberdade religiosa e os processos de urbanização e transformação socioeconômica que esta cidade atravessou ao longo do século XX, foram fundamentais para especialização e pluralização da cultura religiosa local. O desenvolvimento do raciocínio é fundamentado na teoria mercado religioso desenvolvida por Berger (1985; 2017); Stark (2004) e Stark e Iannaccone (1994). Em nossas analises verificamos que o mercado religioso de Imperatriz, inicialmente monopolizado pela Igreja Católica, vem passando por um processo de pluralização desde a década de 1950. Dos inúmeros segmentos e firmas religiosas atuando em condição de liberdade, o neopentecostalismo, com crescimento estagnado até o fim da década de 1990, tem apresentado alto índice de crescimento nos últimos anos. O modelo de gestão organizacional desse segmento, baseado nas chamadas células, e a oferta religiosa ressignificada, são elementos que contribuído para o seu crescimento e intensificação da concorrência e do reordenamento da lógica da oferta religiosa na cidade.
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