O TRANSMITIR DA BOTÂNICA DE UMA FORMA MULTIDISCIPLINAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO VELHO-RO
Resumen
Lecionar sobre botânica nas escolas se torna, na maioria das vezes, uma atividade nada fácil para os professores, por ser um assunto que necessita de uma criatividade a mais por parte dos mesmos, para ser apresentado aos alunos. Comparar o conteúdo da aula com o conhecimento popular, neste caso sobre plantas medicinais, torna-se uma alternativa eficiente que facilitará uma maior compreensão por parte dos alunos e aproveitando esta nova era em que vivemos, é que este trabalho teve como objetivo desenvolver novos métodos para lecionar aulas dinâmicas e mais envolventes sobre plantas medicinais. O primeiro momento teve como objetivo realizar uma aula sobre botânica juntamente com as mais variadas áreas, tais como: plantas medicinais e a Fitoquímica. Tal aula foi organizada em duas fases, na primeira realizou-se uma palestra com recursos multimídia, questionando e explicando para os alunos conceitos relacionados com Botânica e Fitoquímica, demonstrando por meio de imagens como é realizado um teste fitoquímico para se extrair tal metabólito. Posteriormente a isso, abordou-se com os alunos sobre as características gerais da planta medicinal, popularmente conhecida por capim-santo (Cymbopogon citratus (DC) Stapf) e como ela seria de fundamental importância para a confecção de sabonetes ecológicos e na horta suspensa da escola que seria confeccionada por eles. Após o término deste trabalho, foi possível observar um fato que já era esperado, na primeira parte do trabalho, os alunos demonstraram pouco interesse, pois a teoria já se tornou uma realidade cansativa. Enquanto que na segunda fase, o nível de interesse aumentou e muito, pois efetuar uma atividade prática instiga e incentiva a criatividade, a atenção e o potencial dos mesmos. Conclui-se então, que nossos alunos necessitam de aulas mais instigantes e que estudos in loco de alguns conteúdos melhora o aprendizado pelo fato de colocar o aluno diretamente em contato com seu objeto de estudo.
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