BURI QUIZ: RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM SOBRE OS COMPONENTES ORGÂNICOS DO BURITI (Mauritia flexuosa L. f.)
Palabras clave:
Ensino de Química. Química orgânica. Fruto regional.Resumen
A disciplina de Química contribui para a formação de cidadãos críticos, porém, é comumente vista pelos estudantes como uma ciência distante de sua realidade, sendo necessária a utilização de metodologias diferenciadas para interligar esses dois mundos. Visando essa integração, o presente trabalho objetivou avaliar como os Recursos Digitais contribuíram com o processo de ensino e aprendizagem dos componentes orgânicos presentes da composição nutricional do Buriti (Mauritia flexuosa L.F). Para isso, realizou-se uma aula teórica com 51 estudantes da 3° série do Ensino Médio/Técnico do Instituto Federal do Amazonas, sobre os aspectos regionais e composição nutricional do Buriti, posteriormente, aplicou-se um Quiz, utilizando o programa de computador Power Point, para demonstrar como este recurso pode ser empregado para dinamizar as aulas de Química. Os resultados demonstram que a utilização de Recursos Digitais facilitou o aprendizado, pois torna as aulas mais dinâmicas e divertidas, acarretando na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos orgânicos presentes no Buriti. Portanto, utilizar esses Recursos na aprendizagem de conceitos de Química Orgânica, aliado a contextualização por meio da composição nutricional do Buriti (M. flexuosa), contribuiu para a compreensão da temática abordada, pois, ao utilizar o contexto regional na qual os estudantes estão inseridos, foi possível dar significado a conhecimentos científicos.
Citas
[2] GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
[3] KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
[4] TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa [online], São Paulo, v. 31, n.3, p. 443-466, 2005.
[5] VIEIRA, Débora Alvara; FACÓ, Luciana Rodrigues; CECY, Adriana. Buriti: Um fruto do cerrado considerado uma planta de uso múltiplo. Cenarium Pharmacêutico, Ano 4, n° 4, Maio/Nov 2011.
[6] VAITSMAN, Enice Pereira & VAITSMAN, Delmo Santiago. Química e Meio Ambiente: Ensino Contextualizado. Rio de Janeiro, Editora Interciência, 1994.
[7] MARTINS, Renata Corrêa et al. Mauritia flexuosa Buriti. In: VIEIRA, R.F; Julcéia CAMILLO J; CORADIN L. (eds). Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial: plantas para o futuro: região Centro-Oeste. Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade. – Brasília, DF: MMA p. 257-267, 2018
[8] BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2000.
[9] NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2016.
[10] FRANCO, Catarina da Costa Couto. A Utilização de Recursos Educativos Digitais na Sala de Aula: Um Componente Fundamental no Ensino?. 2013. 92 f. (Relatório de Estágio) Mestrando em Ensino da História e da Geografia - Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2013.
[11] LUCENA, Guilherme Leocárdio; AZEVEDO, Meryglaucia Silva. QUIZmica: Um jogo virtual auxiliando o ensino de química. Revista Tecnologias na Educação – Ano 4- n° 7 – Dezembro, 2012.
[12] IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.