A PARÓDIA MUSICAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NATURAIS
Abstract
Na educação brasileira a música teve sua aplicação oficial desde 1930 por meio do canto orfeônico e repertório folclórico, nas escolas públicas, sendo inserida atualmente na disciplina de arte. As estratégias de ensino e aprendizagem possuem metodologias que são o alicerce para o sucesso em sala de aula. Sua aplicação produz instrumentos eficazes de ensino, porém requer tempo e dedicação do docente, mas com resultado certo na interação e compreensão do assunto a ser aplicado. O método teve como base a pesquisa-ação distribuída em duas etapas: uma marcada pela preparação da aula e criação da paródia; e a outra composta pela execução da aula com aplicação da prática realizada nos meses de julho a novembro de 2013 no turno vespertino com os alunos do 7º ano, turma C, e faixa etária dos 12 aos 18 anos. Sendo desenvolvida durante o estágio supervisionado em Ciências Naturais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Mário Castagna fundada em 1989 localizada no município de Porto Velho, Rondônia. Esta oferece o ensino regular, 1º e 2º segmentos, funcionando nos períodos manhã e tarde totalizando 594 alunos matriculados nos respectivos turnos. Com o objetivo de desenvolver o tema de Botânica empregando uma paródia como recurso didático a fim de facilitar a fixação do conteúdo pelos alunos e despertar o interesse pelo assunto. Resultando em participação dos estudantes de forma espontânea e instantânea. Desse modo, a paródia mostrou-se uma ferramenta preciosa, pois facilita a fixação do conteúdo, desperta a atenção, curiosidade, e possibilita aos estudantes assimilar a paródia com a realidade do cotidiano.
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